“É o sexto ano que Portugal está representado na exposição de presépios internacionais com um presépio. Começou pequenino e aos poucos vou aumentando de acordo com as figuras que vou adquirindo, que me vão dando e que vou fazendo”, começou por dizer ao PT o padre Manuel Pereira, que sendo natural dos Açores não é de estranhar que se tenha baseado nas origens para fazer o presépio.
“Isto de fazer o presépio é uma tradição muito antiga que me acompanhou na vinda para os EUA. Quem vier admirar o presépio português de La Salette vem encontrar o tipicismo de uma vila onde se desenrola a cena da natividade, a matança do porco, a procissão. Vem encontrar o mercado. Tudo isto constitui o presépio tradicional que se prevê seja admirado por mais de 250 mil pessoas”, prossegue o padre Manuel Pereira, missionário de La Salette, que lança mais um convite à comunidade. “Espero que a comunidade radicada em RI e Mass. nos faça uma visita, vendo as ilumininações natalícias e a exposição de presépios internacionais”, conclui o padre Pereira.

Podem ser admirados 123 de uma colecção particular de mais de 1000 presépios O Santuário de La Salette recebe nesta quadra festiva mais de 250 mil pessoas para admirar um espectáculo de luzes e cor, tendo por fundo uma igreja moderna e convidativa a orar. São mais de 250 mil luzes que brilham nos recortes das árvores e figuras de tema religioso emprestando ao santuário um colorido ímpar a que por vezes um manto branco de neve vem completar a quadra. O visitante pode admirar cerca de 123 presépios em representação dos mais diversos países de um total de mais de 1.000 de uma colecção particular que anualmente deixa que estas maravilhas sejam expostas ao público. O presépio do padre Manuel Pereira é o maior, o que desperta mais curiosidade e susceptível das mais diversas perguntas face às cenas que ilustram a aldeia.



PARTILHAR:

Federação das Associações portuguesas em França

O costume