Com mais de 1000 vinhos a concurso, mais de 80 denominações de origem, com os melhores provadores mundiais, cooperativas, adegas,  jornalistas especialistas de todo mundo, premio especial do feminino, só com provadoras, fazem deste evento dedicado ao vinho,  como um dos melhores do mundo em quantidade e qualidade, já que em conjunto Espanha e Portugal são, provalmente o maior produtor mundial.

Este evento decorreu como habitualmente aqui nas arribes do Douro Internacional, na localidade de Trabanca e Fermoselhe. Em anos anteriores decorreu em ambos os lados da fronteira, mas este ano devido á pandemia, foi só em Espanha.

Na edição de 2021, o júri internacional do concurso foi composto por 40 homens e 40 mulheres. A doutora em Enologia e licenciada em Química e Análise Sensorial, Isabel Mijares, voltou a presidir ao júri.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença da Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Engª Carla Alves; o presidente de Fermoselle, José Manuel Pilo; o presidente dos Prémios VindDuero-VinDouro, José Luis Pascual; e a Presidente do Júri Internacional de Prova, Isabel Mijares. Também esteve presente o Deputado de Turismo de Zamora, Jesús María Prada, presidentes de câmara de vários municípios e da D.O. Arribes, e o secretario técnico desta entidade, Carlos Capilla.

José Luis Pascual, Presidente dos Prémios VinDuero-VinDouro, continua a ser o  grande mentor por detrás deste concurso que vai já na 17ª edição do Prémio e a 5ª edição em feminino, onde as pontuações das provadoras de prestígio internacional .

Os Prémios Vinduero-Vindouro em Feminino, têm em conta unicamente a votação das mulheres participantes no júri, em igual número. 

Carla Alves, Diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte (Portugal) presente do concurso desafiou a organização a fazer o evento novamente em Portugal no próximo ano.

Os Prémios VinDuero-VinDouro que distinguem os melhores vinhos de Portugal e Espanha, decorreu com provas cegas que se realizaram nos dias 3, 4, 5 e 6 de Agosto de 2021 na localidade de Trabanca, em Salamanca, Espanha, enquanto o programa cultural e de atividades decorre na vila zamorana de Fermoselle. Ambas as localidades situadas em plana fronteira no Parque Natural Arribes del Duero. No total, o júri provou cerca de 1000 vinhos ao longo das manhãs destes dias, para atribuição dos diversos prémios nas várias categorias a concurso, incluindo o prémio feminino.

Prémios VinDuero-VinDouro outorga o ‘Terroir da Fronteira’ ao espanhol Emilio Gallego e ao português José Almendra, o certame reconhece com este galardão a trajetória e o compromisso no setor vitivinícola de ambos os lados da fronteira nas Arribas do Douro. Também se entregaram presencialmente o prémio Grande Arribe de Ouro, assim como os prémios aos vinhos vencedores do Arribe de Ouro com maior pontuação nas várias categorias de 2020 e o Arribe de Platina às D.O. galardoadas.

Os restantes prémios, onde se elegem os melhores vinhos de Espanha e Portugal, serão divulgados 20 de agosto, e o resultado dos prémios serão publicados no Guia dos Melhores Vinhos de Portugal e Espanha 2021 e o Guia dos Melhores Vinhos de Portugal e Espanha 2021 segundo as Mulheres, guias de referência internacional dos melhores vinhos de Portugal e Espanha.

O Diário de Trás-os-Montes quer ser um parceiro ativo na divulgação de este evento, que premeia os melhores vinhos da atualidade, sendo que através deste gesto ajuda a fixar pessoas ao território valorizando a sua atividade. Estivemos presentes realizando alguns diretos e diversas entrevistas que podem ser vistas no nosso Facebook e também realizamos um vídeo onde pode ver um resumo das diversas atividades, estando disponibilizado no fim desta noticia.

Fotografias e Video para o Diário de Trás-os-Montes: Luís Cordeiro


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Rali Município de Mesão Frio com novos desafios nesta 10ª edição

Bandas locais animam verão nas ruas da cidade de Bragança