Não há muitos livros sobre a presença portuguesa neste pais e por isso apraz registar o lançamento de “Portuguese in the Old West”, de Donald Warrin e Geoffrey L. Gomes.
Os autores consagraram uma dezena de anos à recolha de material para esta obra.
Donald Warrin é professor jubilado da California State University e Geoffrey L. Gomes lecciona no Chabot College, em Hayward. São ambos autores de inúmeros artigos sobre a história dos portugueses na América e foram descobrir portugueses onde não se imagina que eles podiam ter chegado.
A fixação dos portugueses no Nordeste está documentada, começa com os baleeiros que saltavam dos barcos nos portos de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e Long Island e que, pendurados os harpões, passaram a trabalhar e m Fall River, Taunton, Pawtucket e outras cidades têsteis.
Com a colonização das novas áreas do Oeste, sobretudo depois da descoberta de ouro na Califórnia, em 1848, os portugueses começam a chegar também ao Oeste.
Eram sobretudo açorianos e, entre 1860 e 1870, estabelecem-se e chegam a constituir comunidades nos imensos e agrestes territórios do Arizona, Colorado, Idaho, Montana, New Mexico, Oregon, Utah, Washington e Wyoming.
Donald Warrin e e Geoffrey Gomes investigaram a biografia desses pioneiros e das comunidades que iniciaram.
Antonio Montero (António Soares Monteiro), nascido no Porto e chegado em 1833 aos Estados Unidos para fundar a American Fur Company, no Wyoming.
O micaelense Pedro José Teves (1814-1862), que se estabeleceu em Taos, New Mexico, onde fez amizade com Kit Carson e cujo filho, António Joseph (1842-1910), representou dez anos o território na Câmara dos Representantes (1885-95), tornando-se o primeiro congressista de origem lusa.
O picoense Manuel F. Fernandes, que andou nas minas de ouro de Hawkinsville, foi ordenado em 1886 na Missão de São José, dois anos mais tarde lançou o “Amigo dos Católicos”, um dos primeiros jornais de língua portuguesa nos Estados Unidos e fundou depois uma igreja em Hawkinsville, que celebrava todos os anos a sua Festa do Espírito Santo.
Donald Warrin esteve recentemente em Providence, na Brown University, em Dartmouth, na UMass e em New Bedford, no Whaling Museum, para apresentação da sua obra, que foi publicada o ano passado pela Arthur H. Clark Company, de Spokane, Washington.
A obra acompanha a trajectória dos pioneiros portugueses no Velho Oeste, consegue ser uma leitura aliciante e, se porventura fosse traduzida para português e publicada em Portugal, seria talvez um sucesso.



PARTILHAR:

Vânia Carvalho falhou o título

Cantaréu em França