Al Pinheiro, um emigrante português natural de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, foi eleito terça-feira «mayor» da cidade de Gilroy, estado da Califórnia.
Al Pinheiro recolheu 64,6 por cento dos votos contra 24,1 por cento do segundo classificado, Guadalupe Arellano.

Al Pinheiro, até aqui vereador da cidade, disse à Lusa estar "muito orgulhoso por esta vitória", que representa também, afirmou, uma vitória da comunidade portuguesa e da sua perfeita integração na sociedade de acolhimento.
"Nós continuamos a manter as nossas ligações a Portugal, mas não devemos esquecer que esta é terra onde vivemos e criamos os nossos filhos, por isso devemos participar na vida cívica e política", justificou.
Al Pinheiro disse ainda que as suas prioridades como presidente da Câmara vão ser o equilíbrio do orçamento e a conclusão das obras de recuperação patrimonial no centro da cidade.
O novo "mayor", que emigrou em 1964, com 12 anos de idade, para a cidade de Gilroy, onde vive com a mulher e três filhos, é proprietário de uma agência de seguros e viagens desde 1975.
A sua carreira política iniciou-se em 1994 quando foi nomeado para a Comissão de Planeamento da cidade. Cinco anos depois concorreu e ganhou as eleições para vereador, cargo que ocupava actualmente.
Gilroy é uma pequena cidade de 40 mil habitantes, tipicamente norte-americana, pertencente ao condado de Santa Clara, a meio caminho entre São José e Salinas, perto do litoral californiano.
Na cidade vive uma comunidade portuguesa, sobretudo oriunda do arquipélago dos Açores, que apoiou entusiasticamente Al Pinheiro nesta eleição.



PARTILHAR:

Al Pinheiro, um emigrante português

A caminho da divisão