O presidente da concelhia de Mesão Frio, Rui Correia, desistiu da sua candidatura às autárquicas, porque considera que o presidente da distrital do partido, Luís Gonzaga, tomou uma "atitude irresponsável para com os interesses dos munícipes daquele concelho, ao se meter em assuntos que não lhe dizem respeito".

Esta polémica vem no seguimento de um eventual acordo entre Rui Correia e o Partido Socialista (PS), que, através de um comunicado recentemente emitido, a distrital do CDS/PP negou conhecer. Luís Gonzaga referiu mesmo que "se houver algum compromisso, assumido por Rui Correia com o PS em nome do CDS/PP, o mesmo não tem qualquer validade".

Por sua vez, Rui Correia afirmou que a distrital e a nacional do partido não se deveriam meter nos assuntos da concelhia, os quais, na sua opinião, deveriam ser resolvidos pelos militantes populares do concelho. O ex-candidato, que também colocou o seu lugar na concelhia à disposição do partido, acusa Luís Gonzaga de "falta de sensatez política" e de ser "incapaz de definir uma estratégia política para o distrito". No entanto, o político não quis responder quanto à possibilidade de um entendimento pessoal com o PS.

Recorde-se que, a 30 de Outubro de 2000, um comunicado conjunto assinado por Rui Correia e Jorge Lopes, em representação, respectivamente, do CDS e do PS, anunciava a "construção de um projecto alternativo e plural". Posteriormente, o entendimento foi negado pelo próprio líder nacional do CDS/PP, Paulo Portas, em Janeiro, durante uma visita ao distrito, depois de, já em Maio de 2000, ter apresentado Rui Correia como candidato.

Luís Gonzaga afirmou ao DTOM que o partido não vai aceitar qualquer tipo de compromisso com os socialistas e garantiu que "com ou sem Rui Correia, o CDS vai avançar com uma candidatura em Mesão Frio".



PARTILHAR:

General Ferreira Pinto na confraternização de ex-combatentes do Ultramar

10 longas metragens e 4 curtas metragens