Dois grupos de populares cumprem no domingo a tradição antiga da arrematação de um andor em Sanfins do Douro, Alijó, e quem angariar mais dinheiro conquista “a honra” de transportar a Senhora da Piedade.

A arrematação do andor de Nossa Senhora da Piedade é o ponto alto das festas de Sanfins do Douro, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e culmina um ano de trabalho.

Daniel Grácio, presidente da Associação Romaria Nossa Senhora da Piedade, explicou hoje à agência Lusa que os dois grupos de populares, que se juntam no Grupo Velho e no Grupo Novo, vão “arrematar a honra” de transportar o andor do santuário até à vila.

Trata-se de um andor de madeira, em talha dourada, cujo peso pode ultrapassar os mil quilos e que é transportando por 10 homens, que se vão revezando ao longo do percurso.

O responsável referiu que, ao longo do ano, estes grupos vão recolhendo donativos para, depois, protagonizarem “uma disputa saudável”.

No domingo de manhã juntar-se-ão centenas de pessoas no recinto do santuário, depois os líderes dos grupos sobem ao coreto e vão apresentando lances até um desistir.

“O grupo que der maior verba é quem transporta o andor durante os dias da romaria”, apontou.

Segundo Daniel Grácio, em 2022 venceu o Grupo Velho com uma oferta de 41 mil euros.

“É um trabalho intenso que os grupos têm para conseguir juntar estas verbas e depois dão uma grande ajuda para o orçamento da romaria. Esta verba destina-se a ajudar a organização a cumprir com os seus encargos”, afirmou Daniel Grácio.

Depois da arrematação coloca-se a imagem da padroeira no andor, enfeita-se com as flores e os primeiros dez aprontam-se e unem esforços para o erguer e seguir pelos cerca de dois quilómetros que descem até ao centro da localidade.

Primeiro era só um grupo, o Velho. O Novo foi criado depois para lhe fazer frente e, atualmente, é esta disputa que dá o colorido à festa.

A tradição vai passando de pais para filhos e quem contribui são pessoas de todas as idades. Também há quem ajude os dois grupos.

O programa da romaria inclui ainda a procissão do encontro que “junta milhares de romeiros” e a procissão de gala que junta 12 andores e mais de 200 figurantes.

Trata-se, acrescentou Daniel Grácio, de uma romaria que “tem mais de 200 anos” e que atrai muitos visitantes ao santuário e à localidade de Sanfins do Douro.

A festa arrancou na quarta-feira com uma caminhada solidária, para angariação de fundos para ajudar uma criança com um problema de saúde, e termina na próxima terça-feira.



PARTILHAR:

Chaves perdeu em casa do Rio Ave no primeiro jogo da Liga

Banco de Portugal alerta para a redução de multibancos e balcões