Voluntários lançaram a “Basto ON” uma plataforma ‘online’ e gratuita que divulga empresas e serviços sociais e já reúne informações sobre 70 entidades de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena.

Bruno Ferreira, um dos promotores da iniciativa, disse hoje à agência Lusa que a plataforma foi lançada no domingo, dia de Páscoa, e que na terça-feira já tinham registadas 70 entidades dos quatro concelhos da região de Basto.

“Está a ser bastante positiva a adesão”, afirmou.

A “Basto ON” foi desenvolvida para ajudar a comunidade e as empresas de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena a ultrapassar as contingências provocadas pela covid-19.

O projeto está a ser dinamizado por um grupo de voluntários, membros do movimento Basto Tech MeetUp, e tem como objetivo listar e divulgar as entidades prestadoras de serviços sociais e empresariais, bem como as iniciativas de voluntários e redes sociais, durante este período de pandemia.

“Concentramos num único espaço os serviços sociais e empresariais existentes neste momento na região de Basto. Ao mesmo tempo vamos aproximar as instituições e as empresas da sociedade”, salientou Bruno Ferreira.

Esta plataforma pretende ser simultaneamente “um suporte para os pequenos e médios fornecedores, que estão sem clientes e que adaptaram o seu negócio de forma proativa, disponibilizando-se para fazer entregas em casa, serviço ‘take-away’, serviço ao domicílio ou prestar um serviço de forma remota”.

Neste momento estão registadas, por exemplo, farmácias, restaurantes, comércio local, como mercearias, que se adaptou e está a fazer entregas ao domicílio.

A “Basto ON” quer ser também um canal de divulgação das ações sociais promovidas por entidades públicas, instituições sociais, associações e grupos de voluntários e prestar informação à população sobre os serviços disponíveis.

A plataforma está disponível em www.bastoon.pt e, nesta primeira fase, permite o registo totalmente gratuito das entidades públicas, sociais e empresariais e a consulta dos serviços registados.

Depois de semanas de portas fechadas e devido ao alargamento do estado de emergência e do período de confinamento, há empresas que estão agora a reabrir.

“As empresas têm necessidade de faturar, de fazer negócio, e estão a adaptar-se. Ainda ontem (terça-feira) tivemos o contacto de uma empresa que está fechada mas que vai começar a disponibilizar entrega ao domicílio ou envio por CTT dos seus produtos, neste caso é uma ourivesaria”, salientou Bruno Ferreira.

O responsável considerou que, “de uma forma geral, as empresas estão-se a adaptar a esta nova realidade”.

A segunda fase do projeto já está a ser desenvolvida e irá conter informações úteis sobre prevenção e combate à pandemia, informação sobre as ações desenvolvidas na região e uma agenda de iniciativas ‘online’.

Bruno Ferreira adiantou que, na segunda fase, será lançado um desafio às pessoas para comprarem “o que é da região e de cada um dos concelhos”.

“Para que os consumidores, na hora de escolher, olhem para as empresas da região e possam dar uma ajuda para que elas consigam ultrapassar este momento que vivemos”, afirmou.

O Basto Tech MeetUP é um movimento informal de pessoas ligadas às tecnologias, oriundas dos quatro concelhos da região de Basto, que se juntam para debater e partilhar soluções e aplicações tecnológicas.



PARTILHAR:

PSD reclama medidas ao Governo para mitigar impactos no Douro

Clube de Bragança treina atletas pela Net