O parque arbóreo de Peso da Régua vai ser podado e cuidado por alguns alunos, professores e funcionários da Escola Profissional Agrícola do Rodo, localizada em Godim. Um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e aquele estabelecimento de ensino permitirá também aumentar os espaços urbanos ajardinados.

Para cumprir a missão, a Escola Profissional do Rodo compromete-se a criar, num terreno anexo ao estabelecimento, um centro reprodutor de plantas e de flores.

O pesidente do Conselho Executivo da escola, Luís Maduro, anunciou, ao JN, que \"os trabalhos da poda terão início em breve e logo após a queda total das folhas das árvores \". Ou seja, no início do próximo mês. Todas as operações \" terão a preocupação de cortar o menos possível e as podas radicais não serão adoptadas\", assegurou aquele responsável.

Plano em elaboração

\"A Régua é uma cidade que necessita de mais árvores e as que existem precisam de ser cuidadas de modo a produzir mais sombra\", acrescentou Luís Maduro. Será também estabelecido entre as duas entidades um plano que ditará como, onde e de que forma as intervenções serão efectuadas e que deverá estar acertado até final deste mês.

As zonas de Peso da Régua que vão merecer especial atenção será a Avenida João Franco, o Largo da Estação, a Alameda dos Capitães e a Avenida Sebastião Ramirez. Em relação aos jardins, o estabelecimento de ensino vai também fazer o seu tratamento, bem como a colocação de novas plantas.

De referir que algumas árvores na cidade são de raízes superficiais , o que tem provocado problemas. \"A nossa aposta será na plantação, ou substituição quando se justificar, de árvores de raízes profundas\", disse Luís Maduro.



PARTILHAR:

Protocolo de cedência

Programa Leader+