O receio instalou-se entre os produtores de fumeiro regional do concelho de Vinhais por causa do Plano de Ordenamento do Parque Natural de Montesinho (PNM), que inviabiliza a instalação de cozinhas regionais para o fabrico dos enchidos em áreas rurais. A situação é confirmada pela Associação Nacional de Criado- res de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB), que considera que os produtores \"têm motivos para estar preocupados\".

A razão do receio está na actual proposta do plano que rege aquela área protegida e que não permite a construção deste tipo de infra-estruturas necessárias à produção dos enchidos fora dos perímetros urbanos - uma limitação que contra as orientações comunitárias que recomendam o licenciamento deste tipo de actividade.

Actualmente, existem cerca de duas dezenas de cozinhas regionais de fumeiro licenciadas no concelho de Vinhais. A maioria está instalada em aldeias pertencentes à área do PNM, mas fora do centro dessas localidades - como agora se pretende. Segundo a ANCSUB, há produtores interessados em instalar novas unidades, mas face às limitações, \"a vontade está a esmorecer\" afirma Carla Alves, da associação. Esta dirigente acrescenta que existem ainda cerca de 50 produtores cuja actividade está por licenciar e, \"se não houver uma alteração ao plano, a estratégia do concelho, no que diz respeito ao fumeiro, é posta em causa\".

Aposta local de atracção

No concelho de Vinhais, existem cerca de 150 pocilgas licenciadas, um matadouro e 19 estabelecimentos de venda directa. Há ainda quatro unidades industriais e todas estas estruturas sustentam o mecanismo montado pela câmara municipal, que constitui uma clara aposta no fumeiro regional para criar uma imagem de marca local.

Ainda assim, estas restrições não deverão pÎr em causa a realização da Feira do Fumeiro. O certame que se realiza anualmente na vila, normalmente no decorrer do mês de Fevereiro - e é já considerado o cartão de visita do concelho - deverá estar salvaguardado graças à produção das unidades industriais e das cozinhas regionais que não fiquem abrangidas pela interdição que o PNM quer impor.

\"Temos assim alguns locais de produção de fumeiro que nos permitem realizar o certame, mas é óbvio que pretendemos aumentá-lo e melhorá-lo\" refere Carla Alves, temendo que este objectivo não seja alcançado com as restrições impostas pelo plano de ordenamento.

O documento, elaborado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, esteve em discussão pública até ao dia 17 deste mês e a Comissão de Acompanhamento do Plano admite fazer algumas alterações, na sequência de propostas que têm surgido durante as sessões de esclarecimento promovidas em Vinhais e Bragança. A questão relacionada com as cozinhas regionais de fumeiro pode ser reanalisada, uma vez que já foram criadas excepções para as vacarias e pocilgas. |



PARTILHAR:

No rio Tua junto ao Amieiro

Lista de espera