Pedro Salvador conquistou em Santa Marta de Penaguião a quarta vitória da época e ainda bateu o record absoluto deste traçado a contar para o Campeonato Nacional de Montanha.

O homem da Speedy Motorsport começou bem. Retirou nove décimas ao tempo da primeira subida de prova e consolidou a liderança. “Ontem fiquei com a certeza de que ainda podia melhorar e com a rampa mais rápida baixei o tempo para o segundo 45.” O homem do Norma deixa assim o seu mais directo adversário a 1,3 segundos e bate o record da Rampa de Santa Marta, com o tempo de 1m 45,842s.

Mas se bater o record não foi suficiente, na derradeira subida de prova ainda retirou mais meio segundo. O melhor tempo de sempre na Rampa de Santa Marta é agora de 1m 45,245s.

“Na última subida estava apostado em tentar baixar para o segundo 44 e acho que tinha conseguido, não fosse o facto de na travagem para o último gancho da rampa ter ficado com o pé preso por baixo do acelerador e por isso ter perdido tempo. Mais uma vez, dei o meu melhor, fui rápido e bati mais um record. Acho que esta é a melhor forma de agradecer a todos quantos me apoiam e de dar o melhor espectáculo, que é isso que traz o público às rampas.” Rematou o vencedor da Rampa de Santa Marta de Penaguião.

Contas feitas, Pedro Salvador rodou em 3m 31,087s, no somatório das duas melhores subidas, o que lhe deu uma vantagem de 3,963s sobre o segundo classificado. Com esta vitória, o homem do Norma M20 FC venceu pela quarta vez, em quatro provas, o que o coloca destacado na frente do Campeonato Nacional de Montanha.

Categoria 2 - Vitória de Gonçalo Manahu

Depois de três pódiuns consecutivos, o piloto do Porsche 997 GT3, vence a Categoria e faz um brilhante quinto tempo à geral, na Rampa de Santa Marta de Penaguião.

Gonçalo Manahu entrou com o pé direito e os pneus certos. Logo na primeira subida da manhã, fez o terceiro tempo à geral e incontestavelmente liderava a categoria. “Apostei nos pneus Avon e encontrei um carro completamente diferente, muito mais agarrado ao piso, cheguei ao topo da rampa convencido que tinha vindo devagar e vejo que estou com o terceiro tempo. Acredito que na próxima subida ainda possa fazer melhor, com o conhecimento que vou tendo sobre o comportamento do carro.”

Na segunda subida de prova, com o traçado mais quente, o tempo piorou em dois décimos de segundo o que “é natural, pois estava mais escorregadio. Mesmo assim fiz o melhor tempo da categoria e só os protótipos ficaram à minha frente. Acho que fiz um bom resultado.” O piloto do Porsche 997 GT3 Cup fez quinto à geral, a 54 milésimas(!) do quarto tempo.

Na última subida, com o piso mais quente notou-se que os tempos foram geralmente meio segundo mais lentos. Apesar de ter seguido essa tendência “subi num ritmo idêntico ao da prova anterior mas não consegui fazer baixar o tempo. O mesmo aconteceu com a maioria dos meus adversários e por isso acho que melhor só mesmo com o azar dos outros (risos).”

Gonçalo Manahu, conseguiu o tempo total de 3m 53, 742s que lhe dá a vitória, há tanto perseguida, na Categoria 2. “Adaptei-me muito bem ao traçado. É uma rampa completamente diferente das outras e acho que parece feita à minha medida. Estou muito feliz, pois tinha o objectivo de vencer uma prova este ano e esta vitória é o cumprir disso mesmo. Com este resultado parto para a segunda metade do campeonato com motivação redobrada.” Rematou o vencedor da Categoria 2.

Resultados

RAMPA DE SANTA MARTA 2016
Pedro Salvador em Norma vence a categoria 1
Gonçalo Manahu em Porsche 997 a categoria 2
Manuel Correia em Ford Fiesta R5 a categoria 3
Luis Nunes em Seat Leon a categoria 4.

Alberto Pereira, presidente da câmara de Mesão Frio, venceu a Rampa regional em Seat Ibisa.



PARTILHAR:

“Nuvem negra” sobre novo sistema de Carta por Pontos

Nova vaga de emigração já não quer regressar a Portugal