O novo presidente da Câmara de Mesão Frio, Paulo Silva, pediu hoje ao Estado políticas que “façam a diferença” para eliminar assimetrias e fixar população nos concelhos do interior.

Paulo Silva, eleito pelo PS, tomou hoje posse como presidente da Câmara de Mesão Frio, no distrito de Vila Real. Os socialistas conquistaram três mandatos e o “Movimento Mais Mesão Frio” dois.

Nas eleições de 26 de setembro, o PS obteve maiorias absolutas em todas as Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e na Câmara.

“O nosso foco será a nossa gente. Os jovens, os idosos, os mais necessitados, os nossos empresários, os nossos agricultores, as nossas instituições, e assim desenvolveremos o nosso concelho nas mais variadas vertentes”, salientou.

Paulo Silva dirigiu uma palavra aos deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Vila Real, a quem pediu que “tudo façam” para que os concelhos “pobres, desertificados e do interior sejam discriminados positivamente”.

O novo presidente afirmou que “se realmente se quer que as assimetrias sejam eliminadas, são necessárias políticas por parte do Estado que façam a diferença”.

“A fixação das pessoas é fundamental, mas não se espere que seja a autarquia por si só a resolver este problema. Serão necessárias medidas de fundo, estruturantes e duradoiras para que tal aconteça”, salientou.

O autarca referiu que o compromisso deste novo executivo é o manifesto eleitoral, que, em seu entender, responde às principais necessidades e aos anseios das populações.

Referiu que se trata de um programa “extenso e ambicioso”, mas que acredita que será cumprido na íntegra, embora não na totalidade nestes quatros anos e apesar dos constrangimentos imprevisíveis que possam surgir.

E o primeiro, apontou, “já aí está” e resulta de uma redução das comparticipações em mais de 300 mil euros fruto do Orçamento do Estado (OE) para 2022. O orçamento deste município é de 3,7 milhões.

O programa apresentado é de “médio e longo prazo” e inclui projetos como a estratégia local para a habitação, orçada em cerca de seis milhões de euros, que “revolucionará” o parque habitacional do concelho.

O novo presidente apontou ainda as estratégias para a cultura, para o turismo, para o lazer e desporto.

Paulo Silva destacou ainda o “facto inédito” de a sua mãe, presente na cerimónia, ter tido um marido e dois filhos presidentes de Câmara.

O seu pai, António da Natividade, foi o primeiro presidente do município de Mesão Frio a ser eleito após o 25 de Abril e o seu irmão, Marco Silva, ocupou o cargo durante 20 anos. Ambos foram eleitos pelo PSD.

Também foi lembrado o presidente cessante Alberto Pereira, que terminou agora o terceiro mandato e não pôde recandidatar-se devido à limitação de mandatos.

Paulo Silva foi vice-presidente desde 2013, vereador sem regime de permanência com o pelouro da Proteção Civil, é gerente bancário e comandante da corporação de bombeiros de Mesão Frio há 20 anos.



PARTILHAR:

Mulher encontrada em poço

Grönholm vence mas Timmy Hansen sai mais líder do Mundial de ralicrosse