Os alunos do Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) vão tornar-se tutores de algumas crianças e jovens carenciados, de idades semelhantes, residentes em vários concelhos do Douro, como Sabrosa, Tabuaço, Alijó e São João da Pesqueira.

Neste projeto solidário, em parceria com a Associação Bagos d’Ouro, o CLIB tem como principal objetivo ajudar e apoiar jovens, bons alunos e com capacidade de aprendizagem e desenvolvimento, que estão em risco de não terminarem o seu percurso escolar devido a entraves sociais, económicos e familiares.

A primeira ação desta iniciativa será uma visita à cidade de Braga, na semana de pausa escolar do Carnaval (de 6 a 10 de fevereiro), de um grupo já formado de jovens. Estes ficarão alojados nas casas das famílias do CLIB, como já aconteceu em parcerias anteriores, de forma a terem oportunidade de conhecer e conviver com os seus tutores. Durante o dia, estes jovens terão aulas de inglês lecionadas pelos alunos e professores do Colégio, nas instalações do CLIB, e participarão em diversas visitas culturais pela cidade.

Posteriormente, as aulas de inglês e todo o restante acompanhamento de tutoria, pelos quais os alunos do CLIB ficam responsáveis, vão ser feitos diariamente à distância, utilizando meios informáticos disponíveis. O objetivo é que as crianças e jovens da região do Douro se identifiquem com colegas de idades semelhantes, neste caso bons alunos e com objetivos de futuro, e se sintam apoiados e à vontade para esclarecerem dúvidas, quer seja ao nível do inglês como de outros temas, conseguindo desenvolver laços de amizade.

“Este projeto surgiu na sequência das experiências desenvolvidas e vivenciadas pelos alunos do CLIB, que já têm sido professores voluntários em outras situações, nomeadamente no Camboja. Todos os dias, mostram boas capacidades, talentos e motivação, comprovando que são capazes de prestar um ótimo apoio neste âmbito”, declarou Helena Pina-Vaz, diretora do CLIB.

Além disso, “acreditamos que é cada vez mais importante não ficar indiferente aos que mais necessitam de ajuda e por isso estamos empenhados, como em todos os projetos em que nos envolvemos, em assegurar que estas crianças têm acesso a uma educação de qualidade e a um futuro melhor e que veem o seu mérito reconhecido e não desistem dos seus sonhos”, afirmou a diretora.
Eliana Marques



PARTILHAR:

Murça amplia zona industrial

A "mais antiga" feira do fumeiro do país com 200 anos.