Oito martelos pneumáticos, roubados na zona de Mondim de Basto, foram apreendidos pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Vila Real, quando estavam a ser usados numa pedreira de granito em Cabeceiras de Basto.

Nesta operação, que envolveu também militares do posto da GNR de Cabeceiras de Basto, foram identificados os dois autores do furto, bem como um receptador e um empresário ligado ao sector dos granitos.

Ao que o CM apurou, junto de fonte policial, os principais suspeitos, de 25 e 30 anos, naturais de uma freguesia de Celorico de Basto, tinham furtado os martelos pneumáticos em Abril deste ano, em dois assaltos perpetrados a uma firma de materiais de construção. Na altura, o valor do furto foi calculado em cerca de cinco mil euros.

Os larápios já andavam debaixo de olho das autoridades, pois suspeita-se que estejam ligados ao consumo de estupefacientes. O industrial, que supostamente os terá comprado é uma figura conhecida na região.

A recuperação destas ferramentas vem ainda na sequência de outras acções concretizadas pelo NIC da GNR de Vila Real nas zonas onde existem explorações de granito, nomeadamente em Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena e Mondim de Basto.

Desde o início do ano, cerca de duas dezenas destas máquinas foram recuperadas pelas autoridades. A última ocorreu em Parada, uma aldeia de Vila Pouca de Aguiar, onde algumas das ferramentas roubadas foram encontradas no interior de uma residência.

Os martelos pneumáticos possuem multifunções e são instrumentos que depois de furtados pelos larápios são vendidos a empresários a baixo preço.



PARTILHAR:

Encontro mal organizado «garotada»

Morta ao sair de velório