O município de Santa Marta de Penaguião tem oito trilhos com 100 quilómetros para a descoberta do território que vai do Douro à serra do Marão, atrair visitantes e dinamizar a economia local, foi hoje anunciado.

“Fomos descobrindo novos caminhos, novos roteiros que nos levam a conhecer a nossa serra do Marão e, agora, avançamos com um projeto de certificação e homologação dos trilhos. São novas oportunidades para conhecer o nosso território”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara de Santa Marta de Penaguião, Luís Machado.

O projeto, acrescentou, aposta no turismo de natureza, quer atrair mais visitantes e ainda promover a gastronomia e os vinhos deste concelho inserido na Região Demarcada do Douro.

“É uma forma de atrairmos turistas para conhecerem o nosso território, as nossas pessoas e os nossos costumes e, naturalmente, é também uma estratégia para dinamizar a economia local”, frisou Luís Machado.

Os trilhos são “um instrumento muito interessante e valioso nessa atração” e, segundo o autarca, há oito trilhos para descobrir, num total de 100 quilómetros.

“Com esta nova oferta organizada e segura vamos atrair mais visitantes e, naturalmente, proporcionar uma maior riqueza a quem cá trabalha, tem cá os seus negócios e que complementam a nossa oferta porque são parte determinante deste projeto”, reforçou.

Para além dos trilhos pelas vinhas do Douro ou pelas encostas do Marão, o concelho do distrito de Vila Real tem ainda 20 quilómetros incluídos no Caminho Interior de Santiago.

Hoje mesmo foi reaberto, após requalificação, o albergue de Bertelo que serve os peregrinos dos caminhos de Santiago.

O autarca realçou que a capacidade de alojamento tem crescido, referindo que existem espalhados pelo município 200 camas e cerca de 20 unidades, desde o alojamento local ao hotel de cinco estrelas.

Mas há, acrescentou, novos projetos para concretizar, como a transformação da antiga escola primária da Veiga, junto ao rio Aguilhão, em alojamento local e a construção de um abrigo de montanha em Soutelo.



PARTILHAR:

Régua atribui apoio à natalidade em função do número de filhos

Prisão preventiva para suspeito de tráfico de droga em Torre de Moncorvo