Após aproximadamente 15 anos, foi possível voltar às tradições das Fogueiras Transmontanas em Valpaços, com o passar do tempo foi-se perdendo esta tradição de reunir em volta de uma fogueira na noite de Natal.

Os mais jovens não sabiam do que se tratava e o que se sentia nesta envolvência indiscritível. Reforçar o espírito de companheirismo, de vizinhança, de abraço à terra e aos bons ambientes, de encontros e reencontros entre famílias, amigos e vizinhos. Fizeram-se novas amizades! Foram estes os objetivos maiores a atingir.

O trabalho em conjunto com os habitantes mais jovens, Associação de Estudante do AEV, Junta de Freguesia, empresas, instituições, Igreja, CMV e toda a comunidade em geral, uma lista infindável, conseguiram com o seu empenho e de coração aberto tornar possível tudo acontecer no dia 24 de dezembro, no Largo do Tambolhão.

Aqui todos colaboraram com um doce ou bebida, ou algo que se quisesse partilhar para que este momento fosse de todos para todos. Havia para todos chocolate quente bem requintado pela AE, criando uma harmonia de natal. Música ambiente natalícia, jogos para crianças e para graúdos!

É urgente e necessário este maior desenvolvimento comunitário, sem vista a fins lucrativos, apenas estreitando relações entre a população criando assim um
maior bem-estar social. Dar a conhecer e envolver nestas tradições as gerações futuras de Valpaços, para que assim futuramente as possam manter, regressando sempre nestas
épocas com maior afeição e também relembrar tempos passados aos de maior idade.

Texto de Liliana Chaves, fotos de: Carlos Do Espirito Santo


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Governo vai avaliar "barragem a barragem" venda anunciada da EDP

Lendas e Mitos dos Castelos de Portugal - novo livro de Alexandre Parafita