Alfredo Ribeiro, Deputado Municipal eleito nas listas do PSD, foi o autor da moção apresentada na sessão de hoje de Assembleia Municipal daquele concelho do Planalto Mirandês, que constitui uma defesa ao sector Agro-Pecuário.

Para o redactor da moção “o Politicamente correcto dos hábitos culturais tem-se apoderado da narrativa política, e galopa suavemente o discurso social, distanciando-se, portanto, do que é razoável e aceitável numa sociedade pautada pela diversidade, conhecimento e ciência”.

O texto sustenta ainda que “tentar excluir, por via impositiva, e caprichos ideológicos, práticas sociais e culturais, impondo-nos padrões que atacam um modelo de sociedade e de civilização, é inaceitável e demonstrativo de uma ignorância que não pode ficar incólume”.

“Nesta esteira, (adianta o Deputado Municipal Social-Democrata), por vontade de algum fanatismo, toda a economia agrária, preponderante em regiões como a nossa, seria delapidada”, e conclui “se esse discurso de ditadura gastronómica prevalecer, como pretende o politicamente correcto emanado de algumas tendências gastronómicas, e de alguns agrupamentos políticos, será o fim das cozinhas regionais, do fumeiro, da produção agro-pecuária, e de toda uma cultura gastronómica ancestral, tradicional e civilizacional”.

Esta moção surge na sequência de notícias e de algumas práticas institucionais recentemente tornadas públicas, de oposição a hábitos alimentares onde predominam espécies animais, nomeadamente a carne.

Mogadouro é, neste contexto, produtor de referência de carne mirandesa, e detentor do maior número de efectivo bovino do Planalto.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Noites em Lisboa

Acidente grave na A4 na (descida de Rossas)