O Douro Filme Festival vai estender-se, este ano, à região que lhe dá nome e onde vão ser rodados alguns dos filmes apresentados neste que é o único festival de super oito milímetros (MM) realizado em Portugal.

O Douro Filme Festival - Festival Internacional de Cinema "Super 8 MM", que arranca no final de outubro, é produzido pela OPPIA - oPorto Picture Academy e foi apresentado hoje, no Museu do Douro, no Peso da Régua.

Cristiano Costa Pereira, diretor artístico do Douro Filme Festival, afirmou que o este é "único festival de Super 8 MM que se realiza em Portugal e um dos poucos em todo o mundo".

"É também o único festival em que os filmes a concurso são feitos no âmbito do próprio festival", sublinhou.

Ou seja, explicou, os convidados vão realizar um filme, que vai ser apresentado no festival.

Nesta edição, segundo o responsável, é concretizada a "grande ambição" de deslocalizar o festival para o Douro, sendo que as edições anteriores decorreram no Porto.

Até ao momento, as autarquias de Santa Marta de Penaguião, Lamego, São João da Pesqueira, Vila Flor e Alfândega da Fé já anunciaram o apoio ao evento.

"Pedimos às câmaras para nos indicarem um autor local que depois convidamos para realizar um filme no próprio concelho. Vamos ter um conjunto de filmes rodados em alguns concelhos do Douro", salientou.

Serão cinco realizadores do Douro e mais quatro convidados do Porto. Cada bobine tem a duração de dois minutos e meio e o realizador é livre para escolher o tema que irá retratar.

O festival conta ainda com o apoio institucional do Museu do Douro, da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, da Comunidade Intermunicipal do Douro, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Direção Regional de Cultura do Norte e, entre outros, da Kodak e da Beifilm.
Fotografia de Tânia Dessa



PARTILHAR:

Freixo dá apoios de mil euros para bebés nascidos no concelho

Alfândega da Fé apoia negócios para chamar e fixar jovens no concelho