Os efeitos da invasão da Rússia à Ucrânia e da consequente guerra iniciada em 23 de fevereiro último também se farão sentir no Rali Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas, prova de abertura do Europeu e também do Campeonato de Portugal que decorre da próxima sexta-feira até domingo. É que dois dos três pilotos de nacionalidade russa inscritos apenas um conseguiu superar os efeitos do boicote em curso a desportistas do país e não só para poder competir no rali português.

Segundo foi comunicado ao Demoporto, clube organizador da prova, por Nikolay Gryazin (Skoda Fabia Rally2 Evo) e por Alexander Rzhevkin (Skoda Fabia Rally2 Evo), ambos estavam impossibilitados de alinhar no rali português por não conseguirem quem lhes fornecesse/vendesse pneus e outro material, além de toda a logística necessária à sua participação na ronda de abertura do Europeu. Em termos práticos, o boicote generalizado de que estão a ser alvo desportistas, equipas e empresas russas está na origem da ausência daqueles dois pilotos no Rali Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas.

O único piloto de nacionalidade russa que não retirou a sua inscrição é Dmitry Feofanov (Ford Fiesta Rally3), que corre com licença desportiva da Letónia.

De referir que a FIA (Federação Internacional do Automóvel) decidiu, em reunião extraordinária do Conselho Mundial, realizada no primeiro dia deste mês de março, proibir as equipas russas de participar em competições internacionais, deixando caminho aberto aos pilotos para o fazerem, embora submetidos a um código de conduta. Não podem correr sob as bandeiras, hinos, símbolos e cores relativas à Rússia e Bielorússia.

POLACO TYMOTEUSZ: A GUERRA E O ESCRITÓRIO EM CHAMAS

Ausência de última hora, mas por motivos bem diferentes, será o da dupla polaca Tymoteusz Jocz/Maciej Judycki (Ford Fiesta Rally4), o qual informou a organização do Rally Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas da impossibilidade de estar presente, devido ao incêndio que deflagrou no escritório da empresa JOCZ, propriedade do piloto. E este, no email endereçado ao Demoporto a justificar os motivos da ausência, até anexou uma imagem do sinistro, referindo a necessidade de tempo para ficar na Polónia a tratar de todos os trâmites relativos ao seguro.

“Nunca desista! Os últimos dias têm sido muito difíceis para nós. Não escrevemos muito sobre a nossa atividade desportiva, mas estão a acontecer coisas na Ucrânia que não deveriam acontecer. O sofrimento desse povo é incalculável. Sofri uma perda pessoal na sequência desses acontecimentos. Na nossa empresa, o escritório principal foi fechado como resultado de um incêndio, mas nós conseguimos… Devido à correria do trabalho que se segue, não vamos poder comparecer à primeira prova do Campeonato da Europa de Ralis”, escreveu o piloto Tymoteusz Jocz na sua conta do Facebook.

Fotografia:  Facebook/Nikolay Gryazin | Facebook/Tymoteusz Jocz



PARTILHAR:

Alijó apresenta Feira dos Vinhos e Sabores dos Altos

Bienal de Pintura do Eixo Atlântico já pode ser visitada virtualmente