Não mais, apenas, a data de Portugal !

Luiz Vaz de Camões, descendente de familia galega( de Camus), nasceu em data e local incertos, provavelmente em Lisboa a 1524 e faleceu a 10 de junho de 1580. É considerado o maior poeta da língua portuguesa de todos tempos. Era filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá ( ou Macedo), família vinda da pequena nobreza, porém de poucos recursos.
Supõe-se que tenha estudado no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, onde o seu tio Bento de Camões era prior e também chanceler da Universidade.

Luis Vaz de Camões conseguiu juntar idéias e experiências muito diferentes, tais como o saber clássico e mítico com as viagens de exploração e conquista; as pretensões humanas com as lições do classicismo, a viagem de Vasco da Gama com a de Ulisses. E conseguiu entender a própria experiência poeticamente, em termos dos grandes arquétipos da experiência humana, que expressou com muita originalidade, honestidade e arte.
Soube cultivar as artes e a estética no meio das viagens.

Escreveu a grande Obra: Os Lusíadas que foi traduzida ao longo dos séculos, nas seguintes línguas: Espanhol, italiano, inglês, francês, alemão, russo, polonês, dinamarquês, sueco, húngaro e romeno. Fato que atesta a sua importância para a cultura literária mundial.

Ao homenagear a língua portuguesa, homenageamos uma cultura global -- que no seculo XVI já foi até ao Japao--foi a primeira língua moderna a se espalhar no globo, sobretudo na Asia, e a dominar mais do que metade do continente sul-americano. Gracas a Camões, mais do que ninguem, o português tambem é uma grande língua de cultura, unificando a mitologia clássica com as viagems de descobrimento, atraves da figura do escritor-viajante--o poeta e a sua pena--outro Ulisses, heroi que vai se repetir até Joyce e as Galaxias.

Todos devem parar para pensar o que foi a arte e vida de Camões que sobreviveu os séculos e não, tanto, as empresas oficiais das viagens!

O Elos Clube de Uberaba convida para a Comemoração de Camões, no dia 10 de Junho, pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal " Bernardo Guimarães" .

Da Comemoração consta a Exposição " CAMÕES: POÉTICA DO DESCOBRIMENTO"; MOMENTO POÉTICO com o Grupo Teatro Ophicina e a Uniâo Mineira de Trovadores; e MOMENTO MUSICAL com Luís Guimarães e seu violão

Apresentação do Concurso : A História a Brincar Camões da Rádio Difusão Portuguesa Internacional, para jovens até aos 15 anos : www.rdp.pt



PARTILHAR:

Biblioteca Casa da Saudade comemora Dia de Portugal

«Pobre como Jó»