O concelho de Mogadouro foi o único no distrito de Bragança a ser contemplado, em concurso público, com a construção de uma central eléctrica alimentada por biomasssa. Estas centrais aproveitam derivados lenhosos para os converter em energia eléctrica e a estrutura prevista para Mogadouro terá uma potência de dois megawatts.

O concurso público, aberto pela Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE) já despertou o interesse de algumas empresas do distrito.

A futura central deverá ficar num raio nunca superior a dez quilómetros da subestação eléctrica da Rede Eléctrica Nacional, na freguesia de Tó, um infra-estrutura que poderá ter pesado na atribuição da central para o concelho de Mogadouro.

Outros dos aspectos favoráveis é a grande mancha florestal que existe em todo o concelho, o que vai permitir \"alimentar\" a central a preços mais baixos.

Segundo Morais Machado, presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, a construção da central é sinónimo de desenvolvimento, criando postos de trabalho e fomentando a limpeza das matas e florestas.

O autarca defendeu, ainda, que a central queime, igualmente, os resíduos urbanos, permitindo \" poupar dinheiro no tratamento dos lixos\".



PARTILHAR:

Dia Aberto da Universidade

Arranjo urbanístico