O Museu do Douro anunciou hoje que celebra o 19.º aniversário do Douro Património Mundial, a 14 de dezembro, com a entrega dos prémios de um concurso internacional de fotografia e uma exposição do fotógrafo Rui Pires.

Os 19 anos do reconhecimento do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial da UNESCO assinalam-se no dia 14 de dezembro e o Museu do Douro, com sede no Peso da Régua, associa-se a esta data com a entrega dos prémios do concurso internacional de fotografia "Douro Património Contemporâneo – Memória com futuro" e a abertura da exposição de Rui Pires.

Segundo informou, em comunicado, os eventos serão realizados ‘online’, com transmissão na página de Facebook do Museu do Douro.

Para celebrar o dia, vai realizar-se a abertura da exposição e apresentação do catálogo Rui Pires na coleção Museu do Douro, patente na sala de exposições temporárias, com cerca de 40 fotografias impressas sobre tela.

No espaço exterior está exposto, em estruturas retroiluminadas, um maior número de imagens desta coleção, que contempla, um total de 324 fotografias.

A coleção foi oferecida ao Museu do Douro pelo próprio artista.

De acordo com a instituição, a exposição resulta de um trabalho exaustivo do fotógrafo documentarista Rui Pires, que em 2006 começou a fazer um levantamento paisagístico do Alto Douro Vinhateiro, tendo optado por fotografar com câmaras de grande formato e chapas de diapositivo de cor, de forma a evidenciar a máxima qualidade das texturas e cores da paisagem duriense.

Estão previstas várias apresentações desta mostra para 2021, com passagem por Lisboa, Faro, Madrid, Barcelona, Castela e Leão e Galiza, numa iniciativa que conta com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Por sua vez, o concurso internacional de fotografia, cujos prémios são entregues no dia 14, desafiou os participantes para “a descoberta e observação do Douro”, retratando a “memória secular” duriense, as suas gentes, construções e objetos com que fazem vinho.

O primeiro prémio foi atribuído a António Jaime Abrunhosa, com o conjunto “Paisagens", o segundo prémio a João Galamba, com o conjunto “Linhas do Douro” e o terceiro prémio a Alexandra Guedes, com o conjunto “As 4 estações no Douro”.

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa a António Jaime Abrunhosa, com o conjunto “Trabalhos”.

Este concurso internacional de fotografia foi promovido pela Fundação Museu do Douro, em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e o apoio mecenático da EDP - Gestão da Produção de Energia S.A..

Para além da publicação de um catálogo e a realização de uma exposição itinerante, as imagens vencedoras do concurso integrarão a base de dados Arquivos Visuais do Museu do Douro, projeto que procura identificar e divulgar a documentação visual associada à Região Demarcada.

PLI // MSP Lusa, Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Autarca de Chaves aponta incapacidade da saúde pública face a aumento de casos

Silvia Morais, natural de Bragança também precisa do seu voto