Autarquia recomenda medidas de autoproteção em caso de incêndio, de ocorrência de ondas de calor e afogamentos, entre outras que pretendem ajudar a população a passar o verão "em segurança e com saúde". 

 

Com a entrada do verão a 21 de junho, é necessário reforçar as medidas de prevenção e autoproteção da população em caso de incêndios florestais, mas também perante a ocorrência de ondas de calor e afogamento. E devido ao facto dos níveis de perigosidade estarem tão elevados, a autarquia de Alfândega da Fé decidiu implementar um Plano de Contingência para o Verão que visa, principalmente, proteger a população mais vulnerável, deixando conselhos e avisos a ter em conta.

Não deitar fósforos ou cigarros acesos para o chão, não depositar lixo e vidro na floresta, não fazer queimadas ou acender fogueiras nas florestas durante esta época do ano são, apenas, alguns dos avisos dirigidos à população no âmbito do plano de contingência sazonal. Mas há, também, recomendações da proteção civil municipal em caso de incêndio. Desligar botijas de gás, fechar portas e janelas das habitações ou procurar um local de refúgio seguro da localidade, podem ajudar a salvar bens e pessoas na eventualidade da ocorrência de um incêndio. Algumas destas práticas já tiveram início com o Programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, no entanto, irão ser reforçadas ao longo dos próximos meses.

O município alfandeguense aproveita, ainda, para deixar alguns conselhos à população, no sentido de tentar evitar os efeitos adversos das ondas de calor que durante o verão se fazem sentir. Conselhos esses que são dirigidos em especial às pessoas idosas, aos doentes crónicos, às grávidas e às crianças, mas que ajudam, de uma forma geral, toda a população a resistir ao calor extremo do verão do Nordeste Transmontano. Durante esta época balnear, a autarquia irá, também, tentar transmitir ensinamentos com o intuito de acautelar potenciais afogamentos, através de ações de sensibilização a realizar no Complexo das Piscinas Municipais, um equipamento muito procurado durante os meses de maior calor.

A Unidade Móvel de Saúde fará circular conselhos úteis e recomendações entre os munícipes, assim como os técnicos do ATL (Atividades de Tempos Livres) serão responsáveis por transmitir essas mesmas informações às crianças do concelho.

Para terminar, resta dizer que nem a alimentação foi esquecida. Nesse sentido, durante o verão haverá atividades para a promoção de uma alimentação saudável e para a redução do consumo excessivo do álcool, assim como ações de sensibilização sobre os cuidados a ter com o sol, outra das prioridades da edilidade, no âmbito da Prevenção Primária do Cancro da Pele. Medidas que a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em parceria com várias entidades locais, quer fazer chegar à população do concelho para que todos passem possam usufruir de um verão sem complicações, em maior segurança e com mais saúde.

 



PARTILHAR:

Apoios no valor de quase 70 mil euros distribuídos pela autarquia brigantina

Alfaião Sunset Party é já este sábado