O município de Mogadouro, no distrito de Bragança, anunciou hoje o alargamento do prazo para pagamento da fatura do fornecimento de água e saneamento, referente mês de fevereiro, que poderá ser feito até ao final de abril, sem juros.

"Numa altura em que estamos a pedir às pessoas, para ficarem em casa, não faz sentido fazer pagamentos aos balcões do município. Assim fizemos um despachado a protelar o pagamento da água e saneamento, sem juros de demora ", disse à Lusa o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

O autarca disse que o pagamento de água e saneamento será avaliado à medida da evolução da pandemia causada pela Covid-19.

"Se for preciso, adiar mais temo, adiaremos", concretizou o autarca.

 

A Biblioteca Municipal de Mogadouro, anunciou hoje que vai implementar, por período indeterminado e semanalmente, a atividade "Conto(s) à distância, conto(s) em segurança", iniciativa que surge no âmbito das medidas restritivas devido à pandemia provocada pela Covid-19.

"Esta atividade consiste em contar, em direto, para crianças e respetivas famílias, através do Facebook do Município de Mogadouro, uma história. O projeto tem como objetivo principal envolver crianças e adultos em torno do livro, estimulando as atividades de leitura conjunta", explicou à Lusa a bibliotecária Marta Madureira.

A iniciativa arranca na quinta-feira, às 10:30, com contos alusivos ao "Dia do Pai", que serão lidos pela própria bibliotecária deste espaço do distrito de Bragança.

"A iniciativa visa, igualmente, promover hábitos de leitura, sensibilizando as crianças, e sobretudo os adultos, para a importância da leitura de histórias em voz alta, para a exploração das ilustrações e manuseamento dos livros", concretizou a responsável pela Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC).

A BMTC pretende manter ocupado o tempo livre dos participantes, através da realização de propostas de trabalhos ou desafios lançados no final de cada sessão.

"Após a audição/visualização do texto selecionado, a BMTC lançará um desafio ou atividade para ser realizado, pelas crianças, individualmente ou em família, através do Facebook", vincou Marta Madureira.

Segundo a bibliotecária, o desafio, para ser considerado válido, terá de ser realizado (indicações dadas no final de cada leitura) até ao início da nova sessão da atividade.

"Cada participante terá uma "Caderneta - Conto(s) à distância, conto(s) em segurança", onde serão colocados, pela BMTC, os seus selos (um por atividade/participação)", explicou.

Tendo em conta todas as diretrizes e recomendações sobre o COVID-19 e estando a Biblioteca Municipal Trindade Coelho (BMTC) encerrada ao público, apesar de continuar a inventariar, catalogar, classificar, e indexar e a programar novas e distintas atividades, foi lançado este desafio à distância

Os responsáveis pela BMTC chamam à atenção que no final deste desafio e após a reabertura deste haverá lembranças para todos os participantes e surpresas para os mais assíduos.



PARTILHAR:

Primeiro caso de Covid-19 no concelho de Macedo de Cavaleiros

Autarquia apoia idosos com medicamentos e mantimentos