A trágica morte de Joshua Santos, de dois anos e meio, dia 1 de Abril, levou a prisão do padrasto, Rui J. Novo, 30 anos e, posteriormente, da mãe, Melissa Santos, 24 anos.
Dia 1 de Abril, Melissa e Rui, que residem em 63 Briggs St., New Bedford, conduziram Joshua ao St. Luke’s Hospital dizendo que o menino tinha caído da banheira e estivera sozinho alguns momentos. O menino faleceu pouco depois de ter chegado ao hospital.
Segundo a mãe, vomitara antes do banho e, ao deitá-lo, notara que estava frio e respirava com dificuldade, tendo seguido então para o hospital.
Contudo, o Departamento de Serviços Sociais apurou que decorreram duas horas e meia entre o banho e a entrada no hospital e que, ainda antes disso, o casal alugara uma máquina para limpar o vómito da carpete.
A criança apresentava sinais de estrangulamento e escoriações no abdómen. A autópsia, realizada pelo dr. Richard Evans, atribuiu a morte a hemorragia interna. O médico legista concluiu também que as lesões foram provocadas horas antes do falecimento.
Rui Novo foi detido dia 3 de Abril, acusado de homicídio em primeiro grau e permanece detido.
De acordo com os autos, o suspeito confessou ter mordido Joshua quando este vomitara pela segunda vez. Depois, erguera o menino pelo pescoço, socou-o no estômago e acabou por lançá-lo ao chão e pontapeá-lo.
Ainda assim, Rui Novo fez questão de dizer que não era responsável pelas lesões que cobriam um terço do corpo de Joshua e afirmou que a mãe também batera em “inúmeras ocasiões”.
Melissa Santos foi detida dia 8 de Abril, compareceu no seguinte em tribunal e foi acusada de conivência na morte do filho, nomeadamente por ter permitido a agressão de uma criança sob a sua responsabilidade.
O juiz Gregory Baler fixou-lhe a fiança de $10.000 e foi libertada.



PARTILHAR:

Em São Tomé do Castelo

Visita ao Cybercentro de Bragança