A Câmara de Mondim de Basto anunciou hoje uma redução de 60% na fatura da água, nos meses de novembro e dezembro, para as empresas do concelho e uma campanha de incentivo ao consumo no comércio tradicional.

O município do distrito de Vila Real disse, em comunicado, que aprovou um “conjunto de medidas que visa apoiar a indústria e comércio do concelho neste difícil momento provocado pela atual situação pandémica”.

Nesse sentido, foi anunciada uma redução de 60% do pagamento dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos, referentes às faturas dos meses de novembro e dezembro, para as empresas do concelho.

Em reunião de executivo foi também aprovado um apoio de 5000 euros ao Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, para o lançamento de uma campanha de Natal que tem como objetivo dinamizar o comércio local do concelho.

Estas iniciativas, segundo referiu a câmara, surgem no seguimento de outras como, por exemplo, a isenção do pagamento dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos da fatura de fevereiro, a isenção de pagamento de taxas administrativas de ocupação do espaço público (esplanadas), a distribuição de álcool gel e máscaras.

“Estas medidas são uma importante mais-valia para a indústria e comércio local, para que este tão afetado setor empresarial minimize as consequências da covid-19”, referiu a autarquia liderada por Teresa Rabiço (PS).

Quanto à campanha lançada pelo Núcleo Empresarial de Mondim de Basto, com o apoio da câmara, visa incentivar a população a fazer as suas compras no comércio tradicional.

E quem o fizer, entre 01 de dezembro 07 de janeiro, habilita-se a três sorteios, cujos prémios serão vales de compras para gastar, durante o ano, nos estabelecimentos que aderiram à campanha de Natal.

Por cada 10 euros em compras, nos estabelecimentos aderentes, será atribuído em cupão para os sorteios que se vão realizar a 15 e a 29 de dezembro e a 8 de janeiro.

O primeiro sorteio apresenta um valor total de prémios de 2000 euros, que serão distribuídos por 20 prémios e os restantes sorteios representam um total de 1500 euros cada, distribuídos por 15 prémios.

Por sua vez, o PSD de Mondim de Basto disse que enviou uma proposta ao executivo municipal para a criação de um fundo de emergência municipal de Apoio à economia Local.

“As limitações impostas à convivência social e cultural determinaram o cancelamento de vários eventos municipais, organizados diretamente pela autarquia ou por outros parceiros municipais, constituindo uma poupança de dezenas de milhares de euros nas despesas do município já cabimentadas para o presente ano”, referiram os sociais-democratas, em comunicado.

Para o PSD, “a poupança obtida com o cancelamento dos eventos poderá ser canalizada para um fundo de emergência para apoiar financeiramente as empresas e os consumidores que constituem a economia local, sem o agravamento do orçamento do município, constituindo uma forma de apoio proporcional à quebra de investimento cultural e desportivo que sucedeu pela não realização dos eventos.”

E deu como exemplo a “poupança superior a 120 mil euros só com a não realização das festas do concelho e a feira da Terra”.

De acordo com dados divulgados pelo município, o concelho tem 98 casos ativos de infeção pelo novo coronavírus, 162 desde o início da pandemia.

Foto: CMMB



PARTILHAR:

Alberto Cabral: "Nove meses de luta sem fim"

Várias instituições da cidade celebram o dia em conjunto na internet