O município de Mogadouro, no distrito de Bragança, iniciou a primeira fase de distribuição de mais de 11 mil máscaras de proteção à covid-19 por várias instituições do concelho e população, indicou o presidente da câmara.

"As mais de 11 mil máscaras de proteção contra a covid-19 que hoje começámos a distribuir fazem parte de uma requisição que foi feita há um mês, e só agora nos chegaram. Numa fase inicial, faremos chegar este equipamento as várias IPSS do concelho, bombeiros, GNR, Centro de Saúde e Cruz Vermelha ",indicou à Lusa Francisco Guimarães.

Segundo o autarca, do total inicial de mais de 11 mil máscaras de proteção, 5.200 serão distribuídas por quem está linha da frente no combate ao novo coronavírus, e cerca de seis mil pela população em geral.

"Contudo, já emitimos uma segunda requisição para aquisição de mais de 10 mil máscaras de proteção, que faremos chegar não só à população adulta, mas também às crianças de todo o concelho", disse à Lusa Francisco Guimarães.

O responsável autárquico lamentou "o atraso na distribuição" deste tipo de material de proteção, acrescentado que o mercado não estava preparado para tantas solicitações.

"Tentaremos adquirir este tipo de equipamento de proteção, sempre que seja necessário, mas verifica-se falta de máscaras e outras proteções individuais no mercado, e ainda bem que as empresas nacionais se começam a coordenar para fabricar este tipo de material", enfatizou o autarca.

Francisco Guimarães indicou que o município já investiu mais de 50 mil euros na aquisição de material de proteção individual destinado às IPSS, pessoal de saúde, bombeiros e forças de segurança do concelho.

"O importante é que as pessoas se sintam seguras, e se houver necessidades que contactem a autarquia", vincou.

O concelho de Mogadouro tem cerca de 9.000 habitantes.



PARTILHAR:

Homem ferido com gravidade em explosão de material pirotécnico

Governo diz que estar a estudar pedido de calamidade para a Vilariça