O município de Mogadouro viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários no valor de 550 mil euros para aplicar na eficiência energética do antigo Bairro Fundo Fomento, que se encontra em obras de requalificação, anunciou hoje a autarquia.

"Esta candidatura demorou algum tempo a ser aprovada. Contudo, foi aprovado um valor ilegível de 550 mil euros, montante que vai ser somado aos 850 mil euros já financiados pelo PARU - Plano de Ação de Regeneração Urbana, o que deixa a obra, praticamente, com metade do seu financiamento assegurado, o qual ronda os três milhões de euros ", explicou à Lusa o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

Segundo o autarca, houve a necessidade de fazer de fazer duas candidaturas em separado, uma no âmbito do PARU e outra para eficiência energéticas, onde estão incluídas as caixilharias de portas e janelas, coberturas ou o aquecimento, entre outros equipamentos habitacionais que sejam sustentáveis.

"Houve a necessidade de separar a obra física da eficiência energética e daí atraso na atribuição dos fundos por parte do Norte 2020. Estes 550 mil euros, agora aprovados, vêm ajudar, em muito a recuperação daquele bairro", concretizou o autarca socialista.

Francisco Guimarães não coloca de lado a vinda de mais fundos para a requalificação do antigo Bairro Fundo Fomento.

"Assim, haverá um menor esforço financeiro por parte do município, visto que ainda faltam 1,5 milhões para se concretizar o financiamento total das obras", observou.

A intervenção que está em curso visa requalificar 32 das 40 habitações existentes no antigo bairro Fundo Fomento e criar novas zonas de lazer.

Segundo o autarca, haverá ainda a demolição de oito habitações devolutas para se criar espaços abertos e dar aos cidadãos maior mobilidade nesta zona, em pleno centro urbano.

A intervenção era ambicionada "há mais de duas décadas", estando o início marcado para outubro de 2018. Será repartida por duas fases, sendo que "a primeira incide na requalificação das habitações e a segunda no arranjo urbanístico e na criação de zonas de lazer", frisou o presidente da câmara.

Algumas das habitações do antigo bairro Fundo Fomento de Mogadouro, no distrito de Bragança, encontram-se devolutas e outras foram mesmo "seladas" pelo município para prevenir a sua ocupação "ilegal".



PARTILHAR:

Câmara da Régua preocupada com atraso nas obras da Linha do Douro

ASAE apreende 12,5 toneladas de carne e derivados em Mirandela