O município de Mogadouro assinou hoje um protocolo que vai permitir a cedência de instalações condignas à atividade da Associação Comercial e Industrial local, que há vários anos eram reclamadas para o desenvolvimento das atividades deste organismo.

A nova sede da Associação Comercial, Industrial e Serviço de Mogadouro (ACISM) agora protocolada ficará instalada na Casa das Associações, localizada nas proximidades  dos Paços do Concelho e no centro da principal área comercial da vila de Mogadouro, no distrito de Bragança.

“O município reconhece a ACISM como um parceiro estratégico para o desenvolvimento do concelho, como um agente agregador do tecido empresarial e das questões comuns aos empreendedores, aos empresários e aos trabalhadores locais”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Mogadouro, António Pimentel.

“Acreditamos que a instalação da sede da ACISM neste edifício poderá ser um fator de dinamização deste núcleo dedicado à exposição da cultura local, que se encontra estagnado”, vincou o autarca.

Por seu lado, o presidente da ACISM, João Neves, garante que esta é uma antiga ambição da associação que vai permitir ter outras condições de trabalho e outra centralidade para diálogo com os associados, e ao mesmo tempo permitir um maior desenvolvimento de projetos para a dinamização da comercio e industria do concelho de Mogadouro.

A nova sede da ACISM ficará situada na Casa das Associações que, atualmente, no seu o rés-do-chão acolhe um espaço de exposição do acervo musical relacionado com a cultura local da gaita de foles, e ainda, uma oficina para  a possibilidade de construção deste tipo de instrumento musical tradicional.

Para António Pimentel, a assinatura deste protocolo “abre espaço ao aprofundamento das relações institucionais entre as duas entidades e um novo período de desenvolvimento para a economia do concelho”.

A Casa das Associações resulta da adaptação de um edifício que durante várias décadas acolheu uma dependência bancária e que foi adquirido pelo município de Mogadouro em 2005.



PARTILHAR:

Arguidos por furto de material em Chaves

Detido homem de 59 anos por ter armas e um trator ilegais