O município de Mogadouro anunciou hoje que está apostado em reduzir o consumo de energia elétrica e aumentar a eficiência energética, através da instalação de iluminação pública em sistema LED, num investimento que ronda os 278 mil euros.

"Nesta fase vamos instalar 642 luminárias LED em Mogadouro e 591 na freguesia de Bemposta, e continuaremos este trabalho em todo o concelho", explicou à Lusa o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

A aposta resulta de uma candidatura ao "Norte 2020 - Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local" para a instalação de novas luminárias de tecnologia LED (Light Emitting Diode).

"Esta candidatura surgiu através de um fundo reembolsável virada para a eficiência energética, em que o município de Mogadouro começara a pagar a partir maio de 2021. O pagamento será semestral, em dez amortizações", disse o autarca.

Os cálculos dos técnicos da autarquia apontam para uma poupança de cerca de 6.300 euros mensais na fatura da eletricidade do município.

A fatura paga pelo município no que respeita ao consumo de energia elétrica ronda os 700 mil euros/ano.

Segundo o autarca, esta poupança surge do facto de serem instaladas luminárias de diversos tipos, tais como as urbanas, rurais e decorativas.

"Depois de efetuado um levantamento dos pontos de maior consumo de energia elétrica constatou-se que entre essas instalações mais típicas com lâmpadas de grande potência, luminárias claramente ineficientes ou danificadas ou instalações com níveis luminosidade excessivos", explicou Francisco Guimarães.

Estes equipamentos elétricos estão, igualmente, dentro dos parâmetros estipulados para a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2).

"Com a instalação deste sistema de luminárias, vamos reduzir em 164,41 toneladas as emissões de CO2 no concelho, o que contribui para a melhoria das condições ambientais", frisou o autarca.

Com este investimento, a vila de Mogadouro ficará praticamente equipada com candeeiros LED, com exceção para a zona histórica, "para onde está a ser estudada iluminação adequada".

Por outro lado, e no âmbito de um protocolo estabelecido entre o município de Mogadouro e a EDP Distribuição, a instalação deste tipo de sistema está em curso no meio rural.



PARTILHAR:

IPB vai monitorizar Serra de Nogueira, Ciência Viva o rio Fervença

XXII Feira da Castanha Judia de Carrazeda de Montenegro