O Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM) acolhe de 24 a 29 de julho um conjunto de atividades aeronáuticas que vão desde o voo planado às acrobacias aéreas, pretendendo juntar mais de 150 pilotos de vários países europeus.

A iniciativa aeronáutica "Térmicas 2017" antecede o festival aéreo "Red Burros Fly In" e vai juntar entusiastas de voo planalto sem motor, oriundos de países como Espanha, França e Suíça, transformando Mogadouro na capital nacional desta modalidade.

Em declarações à agência Lusa, o diretor do AMM, João Corredeira, explicou que objetivo da iniciativa aeronáutica é o de proporcionar aos participantes a exploração livre das "condições aerológicas" da região, assim como partilhar experiências e técnicas entre pilotos nacionais e estrangeiros.

"Marcam presença na iniciativa 25 pilotos portugueses, espanhóis, italianos e franceses, que aproveitam o 'Térmicas 2017' para demonstrar o que de mais moderno existe em matéria de aeronaves preparadas para este tipo de voo", acrescentou o responsável.

No aeródromo funciona uma estrutura do município de Mogadouro, no distrito de Bragança, vocacionada para a formação de pilotos de voo planado.

Fruto da "experiência" dos instrutores e monitores do CIVV (Centro Internacional de Voo à Vela), aliadas às condições do aeródromo para a prática do voo à vela, é possível ver em fins de semana, em que as condições metrológicas o permitem, os planadores a cruzarem os céus da região do planalto mirandês.

O CIVV de Mogadouro foi criado em 2006 para promover a prática do voo planado no Nordeste Transmontano.

O equipamento aeronáutico está localizado numa região de planalto entre os vales do rio Sabor e Douro, sendo considerado "como o espaço que melhores condições tem para a prática de voo à vela", feito com planadores - aviões sem motor que se movimentam com a ajuda do vento e aproveitando as correntes térmicas.

O festival aéreo "Red Burros Fly In" é uma iniciativa aeronáutica que decorre no aeródromo de Mogadouro e que, desde 2010, tem vindo a aumentar os números de espetadores, estimando a organização que a média ronde os 3.000.

"Trata-se de um modelo de festival que tem atraído muitos curiosos do mundo da aviação de recreio a Mogadouro e está em vias do conceito ser exportado para outras regiões do país e até do estrangeiro", afiançou o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães.

Durante o certame haverá lançamento de paraquedistas da equipa militar "Falcões Negros", do Exército Português, e promete ser um momento alto do festival.

Haverá ainda tempo para batismos de voo (se as condições meteorológicas o permitirem), um desfile aéreo, exposição de aeronaves de vários tipos e modelos e passeios de burro.
Foto: Paulo Brito



PARTILHAR:

Kevin Pucci medalha de bronze em Matemática

Associação de Freixo apostada em produzir sabonetes de seda