O posto de diagnóstico à covid-19 no Hospital da Misericórdia de Valpaços entrou hoje em funcionamento, direcionado para realizar testes a funcionários, utentes e casos urgentes encaminhados pelo centro de saúde local, adiantou à Lusa o provedor.

Este centro de recolha de testes resulta de uma parceria da Misericórdia local com o grupo Germano de Sousa e o município valpacense e está direcionado para testes a funcionários, utentes e situações urgentes que sejam encaminhados pelo Centro de Saúde local, explicou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, no distrito de Vila Real, Altamiro Claro.

O concelho de Valpaços foi integrado no centro de diagnóstico para o Alto Tâmega, em Chaves, e, segundo Altamiro Claro, o posto inaugurado hoje permite “reforçar” a capacidade de resposta.

“Estamos sempre limitados ao número de testes disponibilizados mas pretendemos testar em primeiro lugar os funcionários, pois eles é que podem levar o vírus para os equipamentos”, sublinhou.

Altamiro Claro explicou que no total foram testados cerca de 50 funcionários e que no início da próxima semana esperam realizar testes a mais 20.

“Já hoje realizamos 20 testes aos nossos funcionários e o objetivo é nos próximos dias podermos realizar o despiste a todos”, revelou.

O provedor da Misericórdia de Valpaços destacou ainda que todos os testes estão a ser articulados com o Serviço Nacional de Saúde.

A instituição tem em funcionamento no hospital uma unidade de retaguarda, com três enfermeiros, uma psicóloga clínica e auxiliares onde são colocados em isolamento e quarentena os utentes suspeitos de infeção.

“Felizmente, até ao momento todos os testes realizados a utentes deram negativo”, frisou.

Além desta medida, parte da ala de internamento do hospital está também de prevenção para receber infetados em caso de emergência e há ainda um pavilhão com 40 camas de reserva para alguma eventualidade, acrescentou.

Altamiro Claro explicou que a instituição tem 335 utentes em lar e dá apoio ainda a 250 pessoas, que recebem apoio domiciliário, num total de 56 aldeias.

A Misericórdia de Valpaços tem perto de 300 funcionários, considerando todo o universo.

Foto: Carlos do Espirito Santo



PARTILHAR:

PSD quer saber quando começam testes à Covid-19 no distrito de Vila Real

Voluntários ajudam família infetada em Vila Pouca de Aguiar