O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, garantiu hoje, em Bruxelas, que haverá “soluções financeiras” para os agricultores afetados pelo mau tempo, principalmente no Baixo Mondego e Douro, sublinhando que o levantamento dos prejuízos está a ser feito.

“Aproveitaria para tranquilizar os agricultores do Douro, porque dispomos, no quadro da política nacional e dos instrumentos financeiros da política agrícola comum (PAC), de soluções financeiras que permitem, sem encargos adicionais para o Estado português, suavizar e financiar uma grande parte – senão a totalidade – dos prejuízos de que venha a ser informado”, disse Luís Capoulas Santos.

O ministro acrescentou que tem estado em contacto com “os diretores regionais das regiões mais atingidas – o Baixo Mondego e o Douro.

“Temos estado a trocar informações pelo telemóvel e constato que, de facto, pelo menos no Baixo Mondego, os problemas são menores”, disse.

Na região do Douro, que visitará na terça-feira, os prejuízos são “sobretudo do desmoronamento de muros dos socalcos, alguns dos quais construídos recentemente, outros são muros antigos”.

O programa de desenvolvimento rural inclui a medida de reposição do potencial produtivo que permite, com recursos aos meios financeiros da PAC e do Estado português, “mas sem aumento de despesas para o Orçamento do Estado”, acudir a situações deste tipo, assegurou.

O teto financeiro é suficientemente amplo para acudir às situações já identificadas, sublinhou o ministro, que hoje se reuniu com os seus homólogos europeus.
Lusa



PARTILHAR:

Mais sete cêntimos por litro

Mau tempo provoca prejuízos a rondar meio milhão euros