Aconteceu na passada quinta-feira, quando foi anunciada oficialmente a criação da Cátedra de Estudos Portugueses na Universidade de Massachusetts, Dartmouth (UMD).
A cátedra foi “baptizada” “The Hélio and Amélia Pedroso/Fundação Luso-Americana Endowed Chair in Portugueses Studies”, em homenagem aos pais de Luís Pedroso que contribuiu com um donativo de 300 mil dólares.
Luís Pedroso veio dos Açores para a Califórnia em 1969, na companhia do pai, Hélio Pedroso. Mais tarde, depois de sua mãe e irmãos se lhes terem juntado, a família mudou-se para Lowell, onde Luís Pedroso fundou a Qualtronics, uma empresa de equipamentos para a indústria electrónica, com um volume de vendas anual de 25 milhões de dólares. Era o presidente e único accionista da Qualtronics quando a empresa foi vendida no ano passado.
Há muito envolvido em projectos educacionais na área de Lowell, Luís Pedroso é membro da junta consultiva do Centro de Estudos e Cultura Portuguesa da UMD.

“Quero deixar algo duradoiro ao país que tem sido tão generoso para mim e minha família” — Luís Pedroso

“Contribuo com este donativo porque estou empenhado na promoção da cultura portuguesa nos EUA e também porque quero deixar algo duradoiro ao país que tem sido tão generoso para mim e minha família”, disse Luís Pedroso.
Com Luís Pedroso e contribuindo para o total de 450 mil dólares estiveram os empresários Anthony Andrade, Frank B. Sousa, Manuel Fernando Neto e Maria Furman.
“A generosidade do governo português para com o Centro de Estudos Portugueses da UMD totaliza mais de um milhão de dólares. Estamos profundamente reconhecidos pela confiança que ao longo dos anos a FLAD e o governo de Portugal têm depositado no centro, especialmente com este donativo que vai permitir a otenção de fundos do estado de Massachusetts”, disse Jean MacComark.

“A educação universitária é importante como forma de impôr junto dos americanos o reconhecimento a que temos direito”
— Rui Machete, presidente da FLAD

O donativo foi entregue por Rui Machete, presidente da FLAD.
“Este apoio tem por finalidade o aumento das relações entre esta universidade e a comunidade portuguesa. É de salientar o facto de ver membros da comunidade a contribuir com importantes donativos”, disse Rui Machete, alertando para a importância da educação universitária como forma de impor junto dos americanos o reconhecimento a que temos direito como grupo étnico.
Sublinhe-se que o con tributo para a educação por parte do Governo portuguêsjá ultrapassa um milhão de dólares.

“O apoio dado pelos cinco luso-americanos é relevante na projecção da língua e cultura portuguesa nos EUA”
— Fernando Teles Fazendeiro, cônsul de Portugal em New Bedford

“Os portugueses e seus filhos desta região têm agora possibilidade de estudar a língua e a cultura portuguesa. É oportuno recordar o grande impulso dado pela assinatura do protocolo assinado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros em 1998 com esta universidade. Não podemos esquecer o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento como forma de promoção da cultura portuguesa por estas paragens”, disse Fernando Teles Fazendeiro, cônsul de Portugal em New Bedford, enaltecendo ainda o contributo dado pelos cinco luso-americanos.
“Não posso deixar de sublinhar o apoio individual dado pelos cinco luso-americanos aqui presentes. A sua acção é relevante na projecção da língua e cultura portuguesa nos EUA”, disse o cônsul de Portugal em New Bedford.
“É altura de retribuir as grandes oportunidades que os EUA nos deram e muito mais quando visa a projecção da língua e cultura portuguesa”, foi a declaração unânime dos cinco apoiantes.
Luís Pedroso, empresário; Anthony Andrade, empresário; Frank B.Sousa, presidente da Colonial Wholesale Beverages; Maria Furman, directora executiva e vice-presidente da Standish, Ayer & Wood, Inc. e Manuel Fernando Neto, presidente e proprietário das companhias de seguros Neto, em New Bedford e Fall River, foram as cinco individualidades que contribuiram com o apoio importante na projecção da língua e cultura portuguesa nos Estados Unidos.
“Esta doação representa uma enorme vitória para os estudos portugueses nos Estados Unidos, pois significa a congregação de esforços de entidades públicas e privadas americanas e portuguesas”, disse o professor Frank Sousa, director do recém-criado Departamento de Estudos Portugueses da UMD.
“É a primeira vez que um estado, neste caso Massachusetts, se compromete com 650 mil dólares para estudos portugueses, através do lobby de políticos luso-americanos”, salientou Frank Sousa.



PARTILHAR:

Ponte de Barca de Alva em risco de ruir

Campeonato Espanhol de Fórmula 3