Mil diabos invadirão a vila naquela que é uma recriação cénica de todo um ritual da quarta-feira de cinzas, mas a festa só se dará por terminada já a altas horas depois da atuação do grupo Virandeira e do dj Olo.
 

Já na sua quinta edição, Mil Diabos à Solta pretende recriar uma tradição da vila vinhaense intimamente ligada ao início da Quaresma e que estava perdida no tempo até há cinco anos, altura em que o executivo liderado por Américo Pereira a decidiu recuperar e trazer de volta para a contemporaneidade. Mas quem melhor para explicar aquilo de que se trata do que o próprio vereador da cultura. “É um evento que recria uma tradição secular que é o Dia dos Diabos que é quarta-feira de cinzas logo a seguir ao carnaval e transforma as ruas da vila numa tonalidade de vermelho”, começou por explicar Artur Marques, que fez questão de frisar que “toda a gente que nos visita pode ter a oportunidade de vestir o fato de diabo”. Quem assim o desejar, poderá dirigir-se ao Centro Cultural, onde poderá alugar um fato por dois euros ou, inclusive, comprar um novo por uma quantia que poderá variar entre os 18 e os 20 euros.

Segundo o responsável, o evento começará com “uma procissão de imposição de cinzas, às 18 horas com uma missa, depois começa a procissão dos mil diabos que é uma recriação cénica de todo o processo de ritual da quarta-feira de cinzas. Seguidamente, essa procissão inicia-se no Largo da Igreja até aqui ao largo do Arrabalde. Os Diabos percorrem as ruas à procura das raparigas que os incitam e depois o objetivo é trazê-las aqui à pedra”.

Após terminado “este cenário” e nas palavras do vereador da cultura do município vinhaense, “está a ser feita uma Morte pelos alunos do Agrupamento de Escolas que vai acompanhar a procissão e no fim será queimada, dando azo à tal frase: quem para o rosto da Morte olhar, por um ano a irá afastar”.

No final da conferência de imprensa em Vinhais, Artur Marques aproveitou, ainda, para deixar o convite em forma de desafio: “atrevam-se a vestir o fato de diabo e a olhar para o rosto da morte no dia 17 de fevereiro”.

  



PARTILHAR:

CTT fecham Loja da Araucária

Detectada Trichinella nos javalis em Trás-os-Montes