O certame contou também com um programa cultural intenso e variado, Beneficiada por um microclima das encostas do rio Tua, a laranja de São Mamede tem características muito específicas, tornando-a um complemento para muito agricultores daquela localidade para equilibrarem o seu orçamento familiar.

O certame contou também com um programa cultural intenso e variado, com atuações de grupos de Zés Pereiras de Sanfins do Douro e de Cabeda, o grupo de cantares e da banda de Música de São Mamede de Ribatua, dos Ranchos Folclóricos de Alijó e Santa Eugénia e de um baile popular na noite de sábado.

Este ano, o certame teve um momento alto com a apresentação pública de uma estátua dedicada à Mulher da Laranja, da autoria do escultor Laureano Ribatua, também ele um filho da terra e que, desta forma, homenageou gerações de mulheres que carregavam as laranjas das encostas íngremes do Vale do Tua até à aldeia para depois as venderem.

Na apresentação desta estátua, Artur Cascarejo relembrou este esforço feminino, muito típico da mulher duriense, que sempre foi fundamental na estrutura familiar.

Relembrou ainda o esforço da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia na requalificação do espaço onde a feira tem lugar, tornando-o um dos espaços mais agradáveis ao nível do lazer no município.

Terminado o certame, organizado pela Junta de Freguesia local, ficou a sensação do dever cumprido, bem como da importância das juntas de freguesias na promoção dos produtos típicos cultivados pelas populações que representam



PARTILHAR:

De Miranda a Murça

Ano mais sossegado