Obra e engenho de uma emigrante transmontana, foi recentemente lançado no sul da Flórida a marca BISPO ONE, um vinho português inspirado em José João Afonso, emigrante que como muitos nos anos sessenta, a «salto», abandonaram o planalto do Douro Internacional e partiram para terras gaulesas.

Teresa Afonso herdou dos seus antepassados a nobreza e o bom gosto de receber toda a gente, bem à transmontana, com prazer e simpatia, entre quem é !!! Como foi ordenado, assim foi feito. Entramos, e de imediato transbordou aos nossos olhos a profunda aliança existente entre o tradicional e um desenvolvimento técnico que esta transmontana apurou e ao qual dedica o seu tempo, dando a conhecer em terras do Tio Sam o que de mais nobre se produz em Portugal - O vinho. E, como nos disse, é com estes valores arreigados e residentes na sua personalidade e na consciência do trabalho que reconhece a todo o momento o bem estar e não esquece a riqueza dos seus vindouros. E porque assim pensa, fez nascer o BISPO ONE - \"The legendary men\", em primeiro lugar uma homenagem a seu pai e em segundo a todos os pais emigrantes.
A testemunhar o que atrás foi referido está a sua loja, a Bispo”s Cellar, localizada em Pompano Beach, onde qualquer mortal se apercebe do profissionalismo e conhecimento desta portuguesa, a que não é estranho, também, o facto de ter crescido numa das zonas vinícolas mais conhecidas e respeitadas do mundo - a zona de Bordéus, em França. Daí a abrir uma loja de vinhos nos Estados Unidos foi um passo, e ao seu sucesso aliou-se o facto de na Europa o consumo de vinho ter diminuido substancialmente obrigando os produtores a procurar novos mercados no sentido de equilibrar e escoar a sua produção.
Todos pedem opinião a Teresa Afonso, procuram os seus conselhos, e esta aborda as diferentes temáticas com pedagogia tornando-as acessíveis e interessantes e proporcionando simultaneamente momentos agradáveis e inesquecíveis como o são os \"Taste Wine\" que regularmente leva a efeito na sua loja, em hotéis, restaurantes e eventos que proliferam no sul da Flórida.

O \"Bispo\" de Miranda
José João Afonso - \"The Legendary Men\" -, pai de Teresa Afonso, nasceu e foi criado na zona de transicção da terra fria para a terra quente transmontana, planalto onde as paisagens maravilhosas se manifestam com contrastes acentuados de cores que vão do amarelo intenso das giestas ao branco das amendoeiras; de formas, onde o planalto se destaca por contraste com as arribas do Douro, e onde a pureza do ar e da preservação dos bens da natureza são sublinhados no Parque Natural do Douro Internacional, com a riqueza da sua fauna e flora tão característica - S. Martinho de Angueira, concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança.
Ferreiro de profissão, José Afonso, como nos disse sua filha, afirmava que \"um borracho fino nunca troca a água por vinho\". E foi por estas terras mirandesas que, invariavelmente acompanhado da sua \"bota\", viveu até que um dia partiu contornando a fronteira das \"três Marras\", com destino a França.
As histórias sobre este transmontano multiplicam-se. Enófilo e apreciador dos prazeres da vida e da boa gastronomia era nornal vê-lo calcorrear os caminhos que levavam ao castro romanizado nas imediações da sua aldeia, ou aos vestígios de arte rupestre no sítio do \"Rebolhão\" cantarolando a célebre cancão dos caminhantes transmontanos: \"Nem pão quente, nem vinho que salte ao dente / Quem quiser saber o que as léguas são, que vá de Izeda a Santulhão! / Mas se o quiser saber de verdade, que vá de Bornes à Trindade\".
Todos o conheciam por \"Bispo\", a alcunha com que o perpectuaram dada a sua nobre personalidade, o seu discurso fácil e a lhaneza no trato - era transmontano, de Miranda. Faleceu em 1996, depois de cumprir o seu sonho - criar os seus e regressar à terra que o viu nascer.

Bispo One
Ainda que pensado à quase dois anos, só recentemente Teresa Afonso conseguiu encontrar a fórmula e o néctar com qualidade para comercializar a marca Bispo One. E não o fez por menos, lançando duas versões, uma de rótulo azul e uma outra do rótulo castanho. A primeira com vinho produzido na zona vinícola da Estremadura e o outro um soberbo Ribatejano. Se um é uma excelente produção de 2004, o outro uma reserva de encantar com data de 2001.
O primeiro conquistou de imediato, sem ezagero as papilas gustativas da comunidade portuguesa, dos residentes e turistas do sul da Flórida… apresentando-se conservador, meio corpulento, com um tom de cor rubi alegre, e um aroma vivaço e fresco. Na boca é macio, com toques a bagas silvestres numa mistura campestre de condimentos, em estilo simples e descontraído.
Por sua vez, o Bispo One Reserva de 2004, trata-se de um vinho aprazível, vivaço, frutado e juvenil, com cores e sabores marcados pela têmpera da juventude e um fim de boca persistente aliado a um sedutor toque a especiarias.
E caso para afirmar: experimente e beba-os em boa companhia…

Vinho Regional Estremadura - Reserva 2004
40% Castelao, 30% Aragonez, 20% Trincadeira, 10% castas variadas
Alc. 13% by Vol.
Engarrafado por: Caves Vidigal, S.A. - Cortes - Portuigal

Vinho Regional Ribatejano - Reserva 2001
40% Castelao, 30% Tinta Roriz, 20% Trincadeira, 10% castas variadas
Alc.-13% by Vol.
Engarrafado por: Caves Vidigal, S.A. - Cortes - Portuigal



PARTILHAR:

Vila Real, Lamego e Bragança

Incentivo da natalidade