O ciclista espanhol Raúl Alarcón (W52-FC Porto) vai escalar de amarelo a Senhora da Graça, ponto final da quarta etapa da 79.ª Volta a Portugal, tendo pouco margem para gerir no maior teste à sua liderança.

Raúl Alarcón parte para a primeira etapa de montanha, que termina no alto da Senhora da Graça, um topo de primeira categoria, com seis segundos de vantagem sobre Alejandro Marque (Sporting-Tavira) e 12 para Domingos Gonçalves (RP-Boavista).

Os 131 corredores vão partir às 13:10 horas de Macedo de Cavaleiros e só ao quilómetro 54,3 encontrarão o primeiro ‘ponto quente’, uma meta volante em Murça, que antecede a contagem de terceira categoria do Alto do Pópulo (64,3).

Depois de ultrapassarem a meta volante de Vila Real (92,8) e de recolherem mantimentos no abastecimento apeado, os ciclistas vão começar a subir ao Alto do Velão, uma contagem de segunda categoria à qual chegarão após 17,6 quilómetros de escalada.

À primeira grande dificuldade da jornada de 152,7 quilómetros até ao ponto mais alto do Monte Farinha, localizada ao quilómetro 114,3, segue-se um breve respiro, com direito a passagem na meta volante de Mondim de Basto (141,4), antes do derradeiro dos testes.

Será um pelotão já muito fracionado aquele que empreenderá a subida de quase oito quilómetros ao alto da Senhora da Graça, uma das mais simbólicas chegadas da Volta a Portugal.

Neste pelotão, só Gustavo Veloso (W52-FC Porto), o grande favorito ao triunfo final e quinto classificado da geral, a 17 segundos do seu companheiro Alarcón, Filipe Cardoso e Rui Sousa (RP-Boavista) conhecem a sensação de erguer os braços no Monte Farinha, depois de terem vencido a etapa, respetivamente, em 2016, 2015 e 2012.



PARTILHAR:

Túnel do Marão encerrado devido a incêndio numa viatura ligeira

UTAD acolhe laboratório de realidade virtual que custou 700 mil euros