Há 15 anos que o emigrante radicado em França, José Alves, construiu uma casa no lugar de Moledo, junto ao rio Tâmega, na altura com a promessa da autarquia de então da colocação de luz eléctrica naquela zona. Mas isso só agora se concretizou. O investimento foi de cinco mil contos.

"Estive anos à espera, sempre com a promessa que no próximo mês de Agosto teria luz na via pública com a possibilidade de a colocar em minha casa", contou ao DTOM José Alves.

O emigrante, com duas filhas nascidas em França e habituadas a todos os confortos, começaram a não querer visitar Portugal, pois, segundo o emigrante, "não compreendiam como em Portugal, no limiar do século XXI, ainda há lugares onde não chega a electricidade".

Durante anos, José Alves e a família continuaram a visitar Portugal, instalando-se numa casa velha que adquiriram na aldeia de Santo Aleixo, e realizando, aos poucos, algumas obras na habitação nova com a ajuda de um gerador, "que estava sempre a falhar e que não permitia realizar os trabalhos em condições".

O emigrante referiu ainda que há dez anos decidiu colocar à venda a sua casa, com piscina, da qual nunca pode usufruir por falta de energia.

Mas como ninguém quis comprar a habitação, José Alves acabaria por ter que ficar com a casa. Finalmente, a partir deste mês, finalmente, vai ter luz em casa, conjuntamente com as outras famílias vizinhas.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha de Carvalho, disse que o Município tem feito um "esforço significativo para dotar todos os aglomerados, inclusive os mais pequenos, de energia eléctrica", e acrescentou que a sua autarquia pretende valorizar uma zona junto ao rio, onde mais famílias poderão vir a viver e outras pessoas construir pequenas empresas, como a oficina de automóveis que já se encontra no local.

O proprietário da referida oficina, José Silva Gomes, construiu no lugar de Moledo, em 1992, também sempre com a promessa da instalação "em breve" de luz.

Para comemorar a chegada da luz, na passada segunda feira, as famílias de Moledo organizaram uma festa, onde o presidente da câmara foi convidado especial.



PARTILHAR:

Centro de dia é já uma certeza

Um desejo concedido