A advogada luso-americana Maria Araújo-Kahn foi nomeada, anteontem, juíza no Tribunal Superior do Estado de Connecticut pela governadora daquele estado norte-americano, Joli Rell.

As duas câmaras da Legislatura estatal têm agendada a confirmação da nomeação para a próxima quarta-feira.

A advogada Maria Araújo-Kahn, que nasceu em Angola há 41 anos, desempenha desde 1997 as funções de adjunta do procurador Federal da Justiça no Estado de Connecticut.

\"Sinto-me extremamente honrada com a nomeação da governadora\", disse à Lusa a juíza nomeada, considerando-se preparada para as novas funções. \"A minha experiência profissional e as minhas funções actuais puseram-me em contacto com uma grande diversidade de assuntos jurídicos e de sistemas judiciais, o que me capacita para desempenhar os meus deveres nesta nova posição\", acrescentou.

Como adjunta do procurador Federal da Justiça no Estado de Connecticut, Maria Araújo-Kahn trabalhou inicialmente no combate à fraude dentro do sistema federal de saúde.

Actualmente, era a coordenadora de todos os processos criminais envolvendo uso de computadores ou crianças.

Natural de Angola

Maria Araújo-Kahn nasceu em Benguela, Angola, tendo emigrado com os pais para os Estados Unidos em 1975, quando tinha 10 anos de idade.

Os pais, naturais de Souto, Penedono, e do Porto, vivem na cidade de Naugatuck, também no Estado de Connecticut.

A confirmação de Maria Araújo Kahn como juíza elevará para dois os magistrados luso-americanos no estado de Connecticut. Desde 1990, exerce as funções de juiz administrativo de Compensação Laboral no Estado de Connecticut o jurista luso-americano Ângelo dos Santos. Este magistrado luso-americano é natural de Santo Estêvão, Chaves.



PARTILHAR:

Câmara desistiu do projecto

Desacordo entre autarcas