O presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, concorre ao segundo mandato pelo PS com a dúvida se irá ter um executivo mais pequeno com a possível perda de vereadores devido à redução de eleitores.

O autarca socialista confirmou hoje à Lusa que avança na corrida a um segundo mandato num concelho liderado pelo PS há quase 30 anos e que, segundo os últimos dados do recenseamento eleitoral, tem atualmente menos de 10 mil eleitores, o que implica deixar de eleger sete vereadores e passar para cinco.

A alteração terá também consequências a nível das transferências financeiras que o município recebe da administração central, mas o autarca candidato espera que tal não venha a acontecer e que o número de pessoas que ainda podem inscrever-se para votar em Vinhais, no distrito de Bragança, possa anular a perda.

O despovoamento neste e noutros concelhos do interior é um dos principais desafios, com o candidato do PS a defender que o melhor que, enquanto presidente da Câmara, pode fazer é “continuar o trabalho” que iniciou há quatro anos “sempre a pensar em continuar a ajudar as pessoas.

O concelho de Vinhais passou de 10.636 eleitores, em 2017, para 9.633, segundo os dados oficiais dos inscritos para votar nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

O PS ganhou as eleições de há quatro anos com uma diferença de 73 votos em relação à coligação PSD/CDS-PP, ficando com quatro eleitos no executivo municipal e a oposição com três.

O atual presidente e recandidato tem 57 anos, é professor de História e Português e leva 18 anos de vida autárquica.

Luís Fernandes começou por membro da Assembleia Municipal e foi chefe de gabinete e vice-presidente nos três mandatos do anterior autarca Américo Pereira.

Além do PS, até ao momento só é conhecida mais uma candidatura à Câmara de Vinhais, a da CDU encabeçada por Amândio Pereira, no entanto sabe-se que o candidato do PSD é Carlos Almendra homologado pela direcção de Rui Rio.



PARTILHAR:

Festival Quintanilha Rock celebra 20 anos com programa itinerante

PSD e CDS-PP juntos em Macedo de Cavaleiros com Nuno Morais como candidato