O independente Lúcio Machado vai encabeçar a candidatura à Câmara de Mondim de Basto nas próximas autárquicas pela coligação CDS-PP/PSD, anunciaram hoje os dois partidos.

Lúcio Machado, 43 anos, é empresário, professor e investigador na Universidade do Minho e foi o candidato pelo CDS-PP nas últimas autárquicas, partido que ficou à frente do PSD.

Em 2009, depois de um longo mandato de Pinto de Moura, eleito pelo PSD, foi o socialista Humberto Cerqueira que conquistou a autarquia.

Num comunicado conjunto, as duas forças políticas referem que a candidatura de Lúcio Machado \"surge com naturalidade e com um total apoio político após a respetiva aprovação e ratificação nos órgãos concelhios e distritais de ambos os partidos\".

Afirmam ainda que os \"interesses do concelho foram o verdadeiro fator de união de ambos os partidos, uma vez que não se reveem na forma como os destinos de Mondim de Basto estão a ser conduzidos e geridos no presente mandato autárquico do PS\".

\"Com o objetivo claro de combater a inércia e a demagogia do atual executivo autárquico, bem como em implementar e concretizar uma política sustentada e credível no desenvolvimento deste concelho, engrandecendo-o, esta candidatura será abrangente, constituída pelos partidos que a apoiam, mas também por independentes que se identificam com este projeto político\", acrescentaram ainda.

Apesar de contar com o apoio do PSD e CDS, a coligação liderada pelos populares foi criticada pelo cabeça-de-lista pelos social-democratas em 2009 e vereador no atual executivo, Francisco Ribeiro.

Numa carta dirigida aos militantes do PSD de Mondim de Basto, refere que a estratégia delineada para as próximas eleições coloca o partido social-democrata num \"papel secundário de terceira força política\".

Francisco Ribeiro não entende as razões que levaram o PSD a aceitar uma coligação liderada pelo CDS e questiona o que é o que partido \"ganha\", sabendo de antemão que \"poderá contribuir para a derrota eleitoral do Partido Socialista mas entrega a câmara a outro partido, ficando-lhe sempre reservado um papel secundário e menor\".

\"Com esta coligação o PSD não vai a votos em Mondim, antes resigna a favor do CDS-PP, o que para mim e para muitos militantes e simpatizantes mondinenses, será certamente algo de completamente inaceitável e inadmissível, cabendo às comissões política distrital e concelhia assumir o papel de verdadeiros coveiros do PSD no concelho\", afirmou ainda.



PARTILHAR:

Impugnação judicial

Entre «10 e 24 de abril»