Cerca de 60 jovens luso-descendentes da Europa reúnem-se a partir de domingo, em Coimbra, num encontro que pretende aproximar os filhos dos emigrantes a Portugal.

«É importante que os jovens luso-descendentes se mantenham ligados a Portugal e conheçam as diferentes regiões do país», disse à Agência Lusa Hermano Sanches Ruivo, presidente da Coordenação das Colectividades Portuguesas de França (CCPF), entidade que promove o 10º Encontro Europeu de Jovens Luso-Descendentes.

O responsável considerou que as autoridades portuguesas devem também compreender que esta «ligação é fundamental», devendo para tal «apostar mais nos luso-descendentes».

«Estes jovens já não são emigrantes, são cidadãos de um país europeu que tem uma visão diferente e que devem ser encarados como parceiros na internacionalização de Portugal nos países de acolhimento«, salientou.

Segundo Hermano Sanches Ruivo, a aposta deve passar por »um investimento no ensino do português«.

No último dia do encontro, 12 Agosto, os luso-descendentes terão oportunidade de apresentar ao secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, que estará presente no encontro, as suas preocupações como luso-descendentes e as políticas de juventude que devem ser seguidas para atrair os filhos dos emigrantes a Portugal, disse ainda.

Ao longo de uma semana, os cerca de 60 jovens vão conhecer a região de Coimbra e partilhar experiências.

Os luso-descendentes têm idades entre os 18 e os 30 anos e são oriundos de França, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, Suíça, Espanha e Inglaterra, estando a maioria ligada ao movimento associativo.

Desde 1997 que a CCPF realiza encontros europeus de jovens luso-descendentes em diferentes cidades de Portugal, dando assim oportunidade aos filhos dos emigrantes de conhecer várias regiões do país.



PARTILHAR:

Morte do septuagenário

Tratamento de 80% dos casos de cancro