«LusoJornal» é o título do primeiro semanário dirigido a portugueses de França, que será apresentado em Paris, no próximo dia 16 de Setembro, na Galerie [In]Achevée (33, rue des Tournelles).

Em França residem actualmente cerca de um milhão de portugueses e de lusodescendentes, relativamente bem integrados no tecido sociocultural francês mas com bastantes relações com Portugal. “O LusoJornal vem colmatar o facto de não haver nenhuma publicação semanal dirigida exclusivamente a este importante segmento de mercado” afirma Carlos Pereira, director da publicação. “Esperamos captar os leitores com informação de proximidade, mas também dando informação de utilidade sobre assuntos correntes do dia-a-dia”.

Bastante pequeno, pouco maior que um magazine, e completamente a cores, o LusoJornal tem um formato agradável e é de fácil manipulação. “Queremos antes de mais que o jornal tenha qualidade, que seja de leitura fácil, por isso escolhemos dar informação concreta e curta, falar do essencial” acrescentou Carlos Pereira.

O LusoJornal é gratuíto e é distribuido nos principais pontos de passagem dos portugueses (mercados, empresas, associações, escolas,...) mas também pode ser enviado pelo correio para casa de quem o solicitar mediante pagamento do porte.

Lançado numa primeira fase na região de Paris, onde reside cerca de metade da comunidade portuguesa de França, os seus responsáveis prevêm já o alargamento dentro de semanas às regiões de Lyon, Clermont-Ferrand, Saint-Etienne e Grenoble.

O LusoJornal é um produto da Aniki Communications, uma empresa de comunicação e produção, sedeada na região de Paris e criada por portugueses em França.

A apresentação do jornal terá lugar na recentemente inaugurada Galerie [In]Achevée, uma galeria de designers portugueses “porque achamos simpática a ideia de apresentar o LusoJornal num universo de objectos e móveis de Álvaro Sisa Vieira, e porque no fundo, os dois projectos - o do jornal e o da galeria - têm algo de comum, na inovação, na aventura e na evolução da própria comunidade” conclui Carlos Pereira.

Para além de trabalhar no meio associativo, na montagem de projectos culturais e na área do marketing, Carlos Pereira é encenador de teatro, Presidente do Club Atlântico - Clube de Empresários Portugueses de França e Vice-Presidente do Conselho Mundial das Comunidades Portuguesas.



PARTILHAR:

Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso

Friburgo, Suíça.