A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão dos trabalhos de reabilitação e reforço de segurança ferroviária do túnel de Bagaúste, na Linha do Douro, Peso da Régua, num investimento de 880 mil euros.

A IP referiu, em comunicado, que concluiu a empreitada de renovação estrutural do túnel, localizado ao quilómetro 107,287 da Linha Ferroviária do Douro, em área do distrito de Vila Real.

Tratou-se, segundo a IP, de um investimento de 880 mil euros na reabilitação e melhoria das condições estruturais do túnel, “reforçando os níveis de fiabilidade e segurança da infraestrutura ferroviária” da Linha do Douro.

A empresa explicou que a intervenção incluiu a “lavagem e tratamento do betão das bocas de entrada e saída do túnel e colocação de sistema de drenagem nos muros tímpano e de retorno das bocas de entrada e saída”.

Incluiu ainda a “lavagem integral da estrutura interior do túnel, reparação do betão alterado, barramento e impermeabilização das zonas da estrutura em betão armado e colocação de drenagem vertical com encaminhamento para a plataforma”, bem como a “estabilização das zonas de blocos do maciço natural através de um sistema de travamento composto por perfis metálicos de suporte”.

A IP disse que a intervenção foi desenvolvida no âmbito do plano de manutenção contínua das infraestruturas da empresa, que tem como “objetivo assegurar as melhores condições de disponibilidade, operação e segurança da Rede Ferroviária Nacional”.

A Linha Ferroviária do Douro atualmente liga o Porto ao Pocinho (171,522 quilómetros).



PARTILHAR:

Advogados reclamam melhores condições para trabalhar no tribunal de Mogadouro

Alegado agressor com pulseira eletrónica