Ciclo de oito dias de celebração da cultura e do património terminou este sábado em Alfândega da Fé com visitas guiadas, gastronomia a cargo do chef Marco Gomes e um concerto protagonizado pelo maestro e compositor Rui Massena em plena Igreja Matriz de Sambade.

 

Nos dias 28 e 29 de Setembro, Alfândega da Fé recebeu os Dias do Património a Norte. A Igreja Matriz de Sambade foi o local escolhido pela Direção Regional de Cultura do Norte para encerrar o ciclo de oito dias de celebração da cultura e do património. O programa incluiu visitas guiadas e interativas, gastronomia com degustação de produtos típicos confecionados pelo Chef Marco Gomes e o ponto alto de todo o evento foi mesmo o concerto protagonizado pelo Maestro Rui Massena na Igreja Matriz, um dos ícones patrimoniais do concelho. Entre muitas conversas à volta da cultura e do património locais, estas foram as propostas da Direção Regional de Cultura do Norte para terminar o ciclo de programação cultural levada a cabo na região Norte.

Mas comecemos pelo princípio. Enquanto o dia 28 foi dedicado à comunidade escolar, o dia 29 começou dedicado às famílias. Pelas 10h30, teve lugar um jogo, em que eram desafiadas a conhecer a história da Igreja Matriz, enquanto monumento secular, de mapa na mão e de ouvido atento às pistas que se iam desvendando. Solucionados os enigmas, o convite foi para assistir e participar numa peça de teatro, cujo objetivo era fazer todos refletir acerca do valor da água e da preservação dos recursos naturais.

A tarde teve início com uma visita orientada por quem reside em Sambade, que aproveitou para relembrar as memórias das gerações que vivenciaram este monumento. E foi com este conhecimento do património vivido que os presentes se sentaram para uma conversa sobre como se decide e se vive a cultura de um lugar.

Depois, foi a vez do Chef Marco Gomes dar a provar iguarias inspiradas nos sabores das terras de pastorícia. Ao findar da tarde, foram as gentes de Sambade e de Alfândega da Fé que impressionaram ao colocarem toda e qualquer rivalidade de lado para, num momento inédito, reclamarem o palco e, em uníssono, unirem as vozes num “concerto extraordinário” do qual foram cocriadoras. Contudo, o momento mais aguardado aconteceu com o concerto intimista em piano do Maestro e compositor Rui Massena na lotada Igreja Matriz de Sambade.  

 

O Ciclo Dias do Património a Norte é um evento em rede promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte e cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER

 

Na opinião da edil alfandeguense, este culminar dos Dias do Património a Norte no concelho a que preside não se trata só de um balanço “surpreendente e extremamente positivo” como o resultado que daí advém é “muito para além de interessante”, dando como exemplo a junção dos grupos de cantares de Sambade e Alfândega da Fé que, em conjunto, atuaram ao final da tarde de sábado naquele que foi considerado por todos como um concerto único e memorável. “Aquilo que eles criaram em termos de músicas e a nível de letras, inclusive, utilizando letras de pessoas de Sambade como a D. Gina Azevedo, autora de vários poemas, marca este evento e, sem dúvida, perdurará no tempo”, exclamou Berta Nunes, evidentemente satisfeita com o desenlace de uma iniciativa que espera “se repita” e de todo um contexto criado ao redor da Igreja Matriz de Sambade, do “reviver dos pratos tradicionais e de trabalhos manuais seculares realizados nos campos pelos nossos antepassados como, por exemplo, a cegada”.

No final, o mais importante, assegura a autarca, é que “as pessoas se divertiram a trabalhar em conjunto, a criarem músicas em conjunto, a criarem, no fundo, cultura em conjunto e é esta noção de cultura, muitas vezes vista como elitista, que considera a participação das pessoas e as tradições populares que aqui foi muito bem conseguida”. Berta Nunes elogiou, ainda, o trabalho desenvolvido pela Direção Regional da Cultura do Norte por ter colocado em prática a ideia de “animar o património arquitetónico com outras formas de cultura”, trazendo “às pessoas uma nova perspetiva sobre o património cultural”.

 

Desde abril que Os Dias do Património envolveram mais de 300 participantes e passaram por terras como Arouca, Tarouca, Miranda do Douro, Vila Real, Bragança e Mogadouro, tendo terminado, agora, em Alfândega da Fé, mais precisamente em Sambade

 

Quanto à escolha da Igreja de Nossa Senhora da Assunção para acolher o culminar da iniciativa Dias do Património a Norte, o diretor Regional de Cultura do Norte, assevera que essa foi “uma decisão fácil”, até porque “desde o início, 2016/17, a nossa perspetiva foi a de diversificarmos sempre os pontos de apresentação deste programa”, garantindo, assim, “que se cubram todas as regiões abrangidas pela Direção Regional de Cultura do Norte”.

De acordo com António Ponte, a pretensão foi sempre “de cobrirmos não só os monumentos mais óbvios como as catedrais e os castelos, mas também chamar a atenção para um conjunto de bens patrimoniais que estão dispersos pelo território, em locais improváveis, e que são de qualidade excecional como é o caso da Igreja Matriz de Sambade, que é uma referência na sua área geográfica e na tipologia das igrejas”.

O responsável pela entidade que organiza este celebrar do património arquitetónico a Norte sugere que, em 2019, caso não seja disponibilizado financiamento comunitário para este programa, há “todo o interesse em propor a partilha da responsabilidade financeira aos municípios por onde poderemos vir a passar no próximo ano”.

 

GALERIA FOTOGRÁFICA EM: https://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/dias-do-patrimonio-norte

 



PARTILHAR:

Tribunal de Vila Real condenou arguido a 12 anos por homicídio

Freguesias de Chaves e Faro unidas por geminação