A Guarda Nacional Republicana, através do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS), organiza, de 24 a 25 de setembro na localidade de Bruçó, município de Mogadouro, o evento "MOUNTAIN RESCUE – MOGADOURO 2019", realizado no âmbito do projeto de Assistência Recíproca Inter-regional em Emergências e Riscos Transfronteiriços (ARIEM+), cofinanciado pela União Europeia, com vista ao desenvolvimento da cooperação bilateral entre Portugal e Espanha, em particular, na resposta transfronteiriça a catástrofes.

O dia 24 de setembro é dedicado à apresentação do projeto e das diferentes entidades, num salutar espírito de inter-relacionamento pessoal. O dia 25 de setembro vai contar com a realização de um exercício de busca e resgate em montanha. Este exercício possui um caráter inédito, porquanto, nos últimos anos, período de maior ênfase nesta área de intervenção operacional, constitui-se como o primeiro exercício desta natureza, envolvendo forças internacionais, a ser organizado e realizado em Portugal, por entidade governamental.

A zona onde decorre o exercício, insere-se em pleno Parque Natural do Douro Internacional, classificado como Património Mundial da UNESCO. A zona é conhecida pelas suas famosas arribas e escarpas abruptas que separam o planalto mirandês do território espanhol, características ímpares, que o faz ser muito procurado para a realização de diversos Desportos de Natureza e Turismo Ativo.

Sob o cenário da resposta a dois acidentes decorrentes da prática de escalada em grandes paredes e da prática de pedestrianismo, que ocorrerem no mesmo período temporal, as forças acionadas, vão cooperar entre si nas ações de busca e resgate em montanha e em meio aquático, empenhando os seus meios próprios, para resgatarem as vítimas que resultaram dos mesmos. Vão participar no exercício equipas multidisciplinares do GIPS, equipas dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro, equipas da Unidad Militar de Emergencias (UME) e equipas do Serviço de Montanha da  Guardia Civil. Conta ainda com a colaboração de várias entidades governamentais, entre as quais se destacam a ANEPC, CCDR N, INEM, CIM Alto Minho, Junta de Castilha e Leon, Junta da Galiza e a Agencia Galega de Emergências (AXEGA).

Pretende-se com a realização deste exercício, planeado para uma exigente e complexa resposta operacional, proporcionar uma oportunidade de treino às diferentes entidades e valências com responsabilidades nesta área, promovendo deste modo, a aquisição da necessária experiência de coordenação e cooperação, quando ativado o mecanismo de cooperação transfronteiriça. A multiplicidade de forças envolvidas, inclusive, dos dois países (Portugal e Espanha), garante simultaneamente a promoção da interoperabilidade e interconhecimento entre as mesmas, fundamental para o desenvolvimento da proficiência em situações reais.

Para a organização deste evento, a Guarda Nacional Republicana, conta com a preciosa colaboração e apoio da Câmara Municipal de Mogadouro.

 



PARTILHAR:

Mirandeses estupefactos com “conspiração” contra a Posta

Bombeiro suspeito de fogos sujeito a apresentações diárias