A geminação da cidade de Groslay, na região parisiense, e Modagouro (Bragança), vai ser celebrada no fim de semana em terras gaulesas com cinema, teatro e música, e deputados dos dois países para "destacar relações entre França e Portugal".

"Queremos mostrar que esta relação entre a França e Portugal é uma relação antiga, portanto é preciso destacar esta relação entre os dois países, chamando estes dois deputados que têm a particularidade de terem nascido os dois em França, com origens portuguesas", disse Carlos Pereira, presidente do Comité de Geminação de Groslay, em declarações à Lusa.

A celebração, que começa na sexta-feira à noite e vai durar até domingo, contará com a presença de Nathalie de Oliveira, deputada portuguesa que nasceu em França, e Dominique da Silva, deputado francês com origens portuguesas, assim como o cônsul-geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira.

Durante os três dias um bar efémero vai ser instalado no jardim municipal e por lá vão passar artistas franco-portugueses como o humorista José Cruz, o cantor Sou, que tem músicas em mirandês, ou o cantor Dan Inger. Será ainda projetado o filme "O Cônsul de Bordéus", de João Correa e Francisco Manso e haverá apresentação de livros de autores lusodescendentes.

"É preciso que se mostre uma cultura contemporânea aos franceses que vão a Portugal de férias e depois encontram aqui coisas muito tradicionais. É preciso mostrar uma outra imagem do país, mais adaptada a quem vive aqui. É uma cidade de classe média-alta e que está habituada a ir ao teatro, ao cinema e ao teatro e é possível mostrar que é possível verem coisas portuguesas", explicou Carlos Pereira.

O evento vai ser acompanhado por um grupo de gaiteiros que se deslocou diretamente de Mogadouro, no distrito de Bragança. Apesar de ser uma geminação recente que se formalizou em 2019, Groslay e Mogadouro têm vindo a aprofundar nos últimos anos as suas relações devido a uma associação portuguesa na cidade.

"É um namoro antigo, que durou seis ou sete anos até concretizar a geminação. Existe aqui uma associação portuguesa que se chama Mogadouro no Coração e é dinamizada por Olímpia Garnacho, que é de Mogadouro, e que, pouco a pouco, criou a associação, convidou as pessoas de Mogadouro a virem cá e aproximou-os aqui da câmara", contou.

A iniciativa espera reunir centenas de pessoas no fim de semana, atraindo tanto portugueses como franceses antes da partida para férias de verão.

"Queremos que a iniciativa agrade ao mesmo tempo a um público português, o que é importante já que a cidade tem entre 25 a 30% de população de origem portuguesa, e aos franceses que querem descobrir mais sobre Portugal", concluiu Carlos Pereira.

Foto: AP



PARTILHAR:

Preocupação com a água aumenta em Chaves e a palavra de ordem é poupar

Regia Douro Park lança 'site' para facilitar a oferta e a procura de emprego