Ribeira de Pena quer transformar os tradicionais milhos e os “sabores ancestrais” numa atração turística e numa oportunidade de negócio para os restaurantes que foram afetados pela pandemia de covid-19, disse hoje o presidente da autarquia.

Para o efeito, entre 04 e 06 de março vai ser retomado, após um ano de interregno devido à pandemia de covid-19, o “Fim de Semana Gastronómico dos Milhos”, que vai decorrer em seis restaurantes aderentes deste concelho do distrito de Vila Real.

O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, João Noronha, disse à agência Lusa que se pretende dar a conhecer esta iguaria que é considerada a mais tradicional do município, potenciar o território, valorizar a cozinha regional e transformar os seus sabores ancestrais numa atração turística.

Pretende também, acrescentou, criar uma oportunidade de negócio para os restaurantes do concelho que foram afetados pela pandemia.

João Noronha referiu que os restaurantes aderentes “veem também aqui o início de uma abertura” depois da covid-19 e do aliviar das medidas restritivas.

“Só a resiliência dos mesmos levou a que tenham sobrevivido com muitos prejuízos e muitos custos”, apontou o autarca.

É uma tradição que já se perde no tempo. A abundância de milho por todo o território levou à utilização deste cereal na gastronomia local.

Antigamente, este produto era cozinhado apenas com carne gorda para lhe dar sabor. Depois, com a melhoria das condições de vida, foram sendo adicionadas outras carnes ao prato e, atualmente, os milhos podem ser servidos com carne de vaca (escornados), com galinha (esgravatados), porco (esfuçados), ou ricos (com todos os tipos de carne).

A iniciativa resulta de uma parceria entre o município de Ribeira de Pena e a entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), e inclui ainda a “Caminhada dos Milhos” que irá desenvolver-se ao longo de um novo percurso pedestre que passa pela igreja matriz de Ribeira de Pena (Igreja do Salvador), onde o escritor Camilo Castelo Branco casou pela primeira vez, a Casa de Camilo em Friúme, onde viveu cerca de dois anos, e a ponte de arame, recolocada junto à nova albufeira de Daivões.

No dia 04 de março vai ser também inaugurada, no Museu da Escola de Ribeira de Pena, a exposição de pintura "Janela Indiscreta", do artista Rui Duarte e que tem como protagonista a mulher.



PARTILHAR:

Amendoeiras em flor animam Vila Flor

Roteiro de 94 milhões de euros não cala autarcas das barragens do Nordeste Transmontano