Tudo a postos em Vilarelhos, no concelho de Alfândega da Fé, para acolher o Festival e Encontro Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural, naquele que será, indubitavelmente, um acontecimento inédito na aldeia.

 

A aldeia de Vilarelhos, no Vale da Vilariça, em Alfândega da Fé, irá receber já este fim de semana o Festival e Encontro Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural, mais conhecido por PAN. Apesar do evento só decorrer de 6 a 8 de julho, a verdade é que os habitantes de Vilarelhos há já algum tempo que se preparam para receber os mais de 100 participantes ativos desta iniciativa, bem como os visitantes, o que na aldeia será um acontecimento inédito.

Logo a abrir, no dia 6 de julho, a partir das 10 horas, têm início as atividades, sendo que uma hora depois realizar-se-á uma Conferência de Imprensa no alpendre da Junta de Freguesia de Vilarelhos.

Subordinado ao tema “Caminhos”, este festival transfronteiriço de poesia e arte nasceu há 15 anos na aldeia de Morille, em Salamanca, tendo chegado pela primeira vez a Portugal em 2015. A iniciativa procura levar arte de vanguarda, poesia, música e cultura aos meios rurais, reunindo diversos artistas ibéricos em experiências conjuntas, quer a nível artístico, quer a nível cultural.

Alojamento, alimentação, locais de realização das exposições, concertos e oficinas de arte, tudo está a ser organizado não só pelo município alfandeguense, em articulação com a Junta de Freguesia, mas também pela população local que, em alguns casos, irá abrir as portas de sua casa para que os participantes tenham onde ficar durante o fim de semana.

De sublinhar que os espaços públicos serão utilizados de forma efetiva como cenário para as diversas exposições. Assim, o edifico da Junta de Freguesia, a escola primária e a antiga central melífera irão, durante os três dias, transformar-se em galerias de arte ao acolherem as várias obras que constituem as exposições, bem como as oficinas de arte que decorrerão ao longo do PAN. Já o espaço central da aldeia, junto ao jardim, será o anfitrião de interessantes espetáculos musicais e de outras performances artísticas e até o Santuário da Nossa Senhora dos Anúncios servirá de palco para o Festival e Encontro Transfronteiriço de Poesia, Património e Arte de Vanguarda em Meio Rural.

 



PARTILHAR:

Depois do rato, barragem e planta condicionam percurso de estrada

Está aí à porta o Quintanilha Rock