O festival aéreo "Red Burros Fly-In" regressa aos céus de Mogadouro hoje, sábado e promete muitas acrobacias, exposição de aeronaves e um desafio "único" entre uma mota e um avião, disse hoje à Lusa fonte da organização.

"Vamos colocar na pista do aeródromo de Mogadouro uma mota de grande cilindrada que vai competir com um avião de acrobacias do estilo 'Red Bull'. Este será um dos pontos altos do festival. Nunca em Portugal se fez um desafio deste género neste tipo de evento", afiançou o diretor do Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM), João Corredeira.

O "Red Burros Fly In" é um festival aeronáutico que se realiza há nove anos consecutivos AMM e que tem como pontos altos a exposição de vários modelos de aviões e planadores, além de batismos de voo.

"Temos como cabeça de cartaz, deste 'Red Burros', o piloto espanhol Cástor Fantoba, considerado um dos melhores pilotos de acrobacia, que já foi campeão mundial da modalidade", adiantou o responsável.

Nomes de "topo da acrobacia aérea nacional vão marcar presença no festival, como é caso da Aerobática, Citabria Fly For Fun, Patrulha Fantasma, e os YakStares, para além de uma formação que vai juntar diversos modelos de aeronaves.

Os saltos em paraquedas protagonizados pela equipa "Falcões Negros", do Exército português, será outro dos atrativos, bem como o voo noturno em balão de ar quente.

Os aviões de caça F-16 da Força Aérea Portuguesa será outro dos atrativos que prometem fazer diversas passagens à vertical do AMM.

Segundo o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, tem havido um número crescente de pilotos a solicitar participação no evento aeronáutico.

Contudo, questões de logística e segurança levaram a organização a "conter o número de inscrições".

"Neste momento, já ultrapassamos a centena de aeronaves presentes no festival", frisou o autarca

Para os promotores do festival, o nome colocado ao evento caiu bem na opinião pública já que o 'Red' "significa o sangue, alma e empenho dado ao festival" e "a [outra] palavra faz jus a um animal que está na moda e sempre teve ligações à região [o burro]".

A organização espera mais de uma centena de aeronaves - de Portugal, Espanha e França - e quer chegar à barreira dos 3.000 espectadores contabilizados em média nas últimas edições.

"Será um festival um pouco diferente em relação aos anteriores. Contudo, as máquinas voadoras e os burros são as principais atrações, num festival que se vai impondo pelo empenho da organização", acrescentou Francisco Guimarães.

A organização avançou ainda que este ano são os pilotos dos mais variados modelos de aeronaves ligeiras que procuram o aeródromo do Mogadouro, para assim passarem um dia entre as acrobacias aéreas, às quais se juntam a gastronomia regional, os "afáveis" burros das Terras de Miranda e as paisagens de toda a região dos vales dos rios Douro e Sabor.



PARTILHAR:

Morreu António Rafael, o bispo emérito da Diocese de Bragança-Miranda

GNR desmantelou duas estufas de canábis em Valpaços